Neste dia 11 de setembro, o 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, comemorou seu 30º aniversário em uma cerimônia realizada na sede. Durante a formatura também aconteceu a troca de comando daquela unidade, se tornando um ato histórico, pois o novo comandante é o primeiro Oficial a comandar um Batalhão onde ingressou como Soldado. Participaram do evento o Comandante Geral da PMRO, Coronel Kisner e autoridades militares e civis.
O Batalhão Tiradentes foi instalado em Ji-Paraná no dia 15 de setembro de 1985 e atende a 14 municípios e sete distritos da região central do Estado. Segundo o coronel Plínio Sérgio Cavalcante, que comandou a unidade por dois anos, o 2° BPM é a maior unidade de área no estado de Rondônia. "O batalhão ao longo desses anos passou por modificações, sempre visando a melhoria do atendimento à sociedade no centro do estado", explica.
Além dos trabalhos de Rádio Patrulha, policiamento com cães, Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiamento de trânsito, o 2° BPM desenvolve projetos sociais como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e o Educando com Artes Marciais.
Depois da solenidade houve competições entre as unidades policiais subordinadas ao Batalhão e um almoço oferecido aos convidados e Policiais Militares.
PRIMEIRO PRAÇA QUE SE TORNOU COMANDANTE DO BATALHÃO
Após ter comandado o 2º BPM, o Tenente Coronel Sérgio Plínio Cavalcanti, deixou o posto para assumir uma nova missão na Coordenadoria Regional de Policiamento 2, também sediada em Ji-Paraná.
O novo comandante, TC PM Paradela, ingressou nas fileiras da corporação como Soldado em 24 de fevereiro de 1988. No ano de 1997 concluiu a Academia de Oficiais e começou a atuar como Aspirante da PM no município de Porto Velho por um curto período. Depois, retornou para Ji-Paraná, onde permanece até os dias de hoje.
Sobre os desafios do novo posto, afirmou que vai trabalhar para levar o policial para cada vez mais perto da comunidade. "Daremos continuidade ao trabalho que o Tenente Coronel Plínio vem desenvolvendo, tentando aperfeiçoar em alguns aspectos para que a comunidade tenha melhoria, pois somos um Estado muito seguro, mas as pessoas ainda se preocupam muito com a criminalidade e a violência. Vamos trabalhar forte contra o crime, que trazem essa sensação de insegurança para a população. E isso se faz com a colocação de um policiamento mais ostensivo nas ruas”, explicou o novo comandante.
Fonte: www.comando190.com.br
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.