Home Notícias Vídeos Classificados Fale Conosco Eventos Artigos

Veja Também

Parceiros

Notícia publicada em 11/07/2018 - 21:09:47 | PORTO VELHO

 

Batalhão Belmont em Porto Velho tem novo comandante

 

Com a responsabilidade de policiamento em uma área territorial maior de que alguns estados brasileiros, o 5º Batalhão de Policia Militar, sediado em Porto Velho, tem novo comandante.  Sob a presidência do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo, na manhã de ontem, 10 de julho, o tenente coronel PM Rony Herton passou o cargo ao capitão PM Glauber Souto. O evento contou com a presença do Secretário de Segurança do Estado, coronel PM RR Ronimar Jobim, parlamentares, comandantes de Unidades da PM na capital e delegados da Unisp – Unidade Integrada de Segurança Pública, aonde está instalado o Batalhão.

 

Esta Unidade executa o trabalho mais árduo em nossa capital, disse o secretario de Segurança, Ronimar Jobim, se referindo à área de atuação do Batalhão Belmont, mas precisamos, disse,  trabalhar integrados levando vantagens  contra as ações meliantes.  O Secretário deixou clara a sua disposição em atender aos anseios dos comandantes de Unidades da Polícia Militar em todo Estado e, também os pleitos das outras organizações policiais, pois, acrescentou juntos faremos melhor para nossa comuniade.

 

Para o Comandante Geral da PM, estas solenidades por vezes são naturais na Polícia Militar.  Elas se dão por vezes por promoção e outras por ascensão profissional. Pessoas novas com novas idéias somam aos mais experientes para sempre estarmos a frente na consolidação de um bom cumprimento da missão em prol da sociedade. O Batalhão conseguiu baixar os índices de ocorrências em relação à mesma época do ano passado e isso graças ao empenho de cada policial que integra o Batalhão Belmont.

 

Comandar o 5º Batalhão foi um grande desafio e ao mesmo tempo um prêmio recebido há exatos dois anos, disse o tenente coronel PM Rone Herton que deixou o cargo.  A aquisição de equipamentos tecnológicos e um droner, segundo ele, foram ferramentas importantes para o policiamento e planejamentos de operações policiais com resultados altamente positivos. Ele agradeceu o apoio dos oficiais, praças e servidores civis que “ombrearam no decorrer de seu comando”.

 

De acordo com o tenente coronel PM Herton, o trabalho que a tropa operacional do Batalhão desenvolve, fez com que o Comando da Corporação, em julho de 2017 reconhecesse e certificasse o Batalhão com  Destaque Operacional. “Os melhores índices por armas de fogo apreendidas, foragidos recapturados, veículos roubados e ou furtados, recuperados entre outras ações positivas foram importantes neste reconhecimento”.

 

 

Novo comandante


Glauber Ilton e Sousa Souto PE capitão na Polícia Militar de Rondônia. Nasceu na cidade de Ji-Paraná, Rondônia em 1986. Graduado em Ciências Policiais de Segurança Pública e Ordem pública pela Academia de Polícia Militar de Barro Branco, São Paulo e graduando  em Direito pela Universidade Federal de Rondônia.

 

Possui o curso de Operações de Choque, realizado na Polícia Militar do Pará e o Curso de Intervenção Estratégica em Movimentos Sociais pela Polícia Militar de Minas Gerais. É casado com a senhora Ana Paula Magalhães Souto e pai de Glauber Junior de Azevedo Souto.

 

Comandou pelotões e Unidades da PM na capital e interior. Foi subcomandante da COE – Companhia de Operações Especiais, tendo coordenado os Cursos de Operações de Choque e sendo o principal responsável pela especialização da tropa de choque no Estado.

 

Em 2015 coordenou o Curso de Formação de Soldados na Diretoria de Ensino da Polícia Militar de Rondônia. De 2016 ao início de 2018, foi Ajudante Geral da Polícia Militar.

 

 

Elogio


O Coordenador Regional de Policiamento I, tenente coronel PM Drayton Florêncio da Silva, concedeu o seguinte elogio ao tenente coronel PM Rony Herton Dantas de Freitas.

 

 Pelos relevantes serviços prestados ao 5º Batalhão de Policia Militar – Batalhão Belmont – cujo exitoso exercício de comando, fez-lhe merecedor do louvor que ora lhe é prestado de acordo com seguintes termos:

 

Movido pelo dever e guiada sua atuação, contou, sempre que possível, com uma retaguarda segura de planejamento, de forma a gerir adequadamente os recursos disponíveis.

 

De personalidade serena e conduta respeitosa, o tenente coronel PM Herton, durante o período que esteve à frente do 5º BPM, soube equacionar as demandas de segurança e orientar a execução das atividades com bastante desenvoltura, procurando sempre que possível, redimensionar meios, ordenar ações, articular efetivos, mas, sobretudo, moderar a condição de respeito entre aqueles que lhe foram colocados sob comando e orientação. Diante disso, penso que os desafios que se lançam ao acaso, talvez estejam marcando o limiar de várias incertezas, fazendo-lhe sentir ansioso pelo que está porvir.

 

Talvez o ímpeto de sua natureza confronte as saudades dos dias que vivenciou no comando dessa tropa singular. Talvez as divergências do dia-a-dia lhe forcem a refletir sobre a constante necessidade de lutar e buscar aperfeiçoamento. Talvez a convivência diária com os que lhe foram subordinados aprisione sua memória.

 

 No entanto, digo que tenhas confiança no legado que estas a deixar, pois só ele te fará mergulhar nas lembranças do tempo e resgatar as vivências boas e difíceis pelas quais passastes, obrigando-te a transpor e superar os desacertos e dificuldades para chegar até às conquistas obtidas, bem como as vitórias que não chegaram, pois, embora represente pequeno fragmento de existência, o tempo te servirá de penhor para abastecer essa constante preparação, cuja condição de saber profissional e pessoal adquirido, norteará as ações no comandamento daqueles que te vão suceder e ajudar nesse sacerdócio que te foi confiado por Deus.

 

Em reserva, penso que não obstante ao dever e responsabilidade que te são imanentes, tua disciplina, caráter, coragem e obstinação, servirão de motriz para ajudá-lo a perquirir os fins colimados pela corporação, cujo horizonte incerto e instável das jornadas vindouras, por vezes te farão sentir limitado e fraco, mas que se renovarão na aurora de cada dia com a graça e benção de Deus, bem como reconhecimento e admiração daqueles com quem ombreias a missão, assim como com a gratidão dos que juraste proteger com o sacrifício da tua própria vida.

 

Que Deus continue a fazê-lo se sentir digno e honrado por tudo que tens feito e conquistado, bem como o proteja dos males e riscos a que se expõe no exercício de sua nobre função policial, cuja pratica, faça-o se sentir gratificado por tudo que tens feito e alcançado até aqui, fazendo-o sentir-se abençoado por tudo e pelo muito que ainda haverá de fazer em favor daqueles a quem ama e protege.

 

Desejo-lhe sucesso na nova missão, assim como votos de muita saúde, paz, alegria e prosperidade junto aos seus familiares, amigos e companheiros de caserna. E que apesar de tudo, encontre no seio de sua família, o refugio e alento necessário para vencer os obstáculos e dificuldades sobre tantas outras contingências e missões que lhe serão atribuídas.

 

Matéria:www.comando190.com.br

 

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

 

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se

prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

Comentários

 

 

Home Notícias Vídeos Classificados Fale Conosco Curiosidades