Notícia publicada em 15/08/2018 - 09:30:00 | GERAL

 

JI-PR >> INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES - 18ª SESSÃO - LEIA!

 

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

18ª Sessão Ordinária

 

Sessão

A 18ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (14), foi presidida pelo presidente em exercício Lorenil Gomes (PTB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projeto, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Moções

A Câmara de Vereadores concedeu Moções de Aplausos nesta manhã expressando homenagem e reconhecimento ao CB da Polícia Militar, Antônio Paulo Petinari Lúcio e aos soldados da PM Wilson dos Santos Almeida e Elias Freitas de Souza por preservarem a ordem pública e combaterem a criminalidade no município de Ji-Paraná. As proposituras são do vereador Affonso Cândido (DEM). A guarnição do cabo Petinari agradeceu a homenagem.

 

Nova Universidade e Semosp

Márcia Regina (PSB) falou na tribuna que a luta pela Nova Universidade continua e que o processo esta tramitando no Ministério da Educação. A vereadora agradeceu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) por atender a Comunidade Sagrada Família na rua T-25, com a rua Itapevi, em virtude dos festejos no bairro Jorge Teixeira.

 

Case

A vereadora registrou que representou recentemente o Poder Legislativo na inauguração do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), ambiente adequado e preparado para atender 52 adolescentes em conflito com a lei.   

 

Plano Decenal

Márcia Regina (PSB) informou que o Plano Decenal Municipal das Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto, Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida foi apresentado para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e agora vai tramitar para o Executivo.

 

Encontro

A vereadora convidou todos para a apresentação do Projeto Mogno Africano MR01 que acontecerá no próximo dia 29, às 9 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. O evento é voltado para agricultura familiar.

 

Malha Asfáltica

O vereador Paulo Moura (PSB) teve aprovado o requerimento pedindo a recuperação da malha asfáltica da rua 7 de Setembro, entre a rua Velho Rocha e avenida Ji-Paraná, no bairro Urupá. “A reivindicação visa melhorar as condições de trafegabilidade no local, tendo em vista ser uma das ruas que dá acesso a Creche Ariel Vieira Hilgert”, disse.

 

 

Audiência

Edilson Vieira (PMDB) falou na tribuna que participou de uma audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, junto com o senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp e vereador Jessé Bitencourt (PDT), para pleitear ações e apoio nas áreas de saneamento, habitação, acessibilidade e programas urbanos e mobilidade urbana. “Foi uma audiência produtiva e o ministro vai definir as ações e dialogará com a bancada federal e governo para dar prosseguimento”, comentou o vereador.

 

Melhorias

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento na rua Sena, entre Maracatiara (T-20) e Adolfo Furmann (T-27), no bairro Jorge Teixeira; Pavimentação da rua Itapevi em toda sua extensão no bairro Jorge Teixeira; Reposição de lâmpadas no bairro Boa Esperança; Pavimentação da rua Lins, entre Maracatiara (T-20) e Joaquim F. de oliveira (T-24) no bairro Jorge Teixeira; e Iluminação da avenida Edson Lima Nascimento, entre avenidas Das Seringueiras (T-14) e BR 364.

 

Transporte e EMTU

Joaquim Teixeira (PMDB) pediu na tribuna que a empresa que faz o transporte urbano atenda com mais carinho e dedicação a população. O vereador falou também sobre a quantidade de multas que a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) está aplicando na avenida Brasil. “Por favor, trabalhe com mais cautela e oriente a população”, afirmou o vereador.

 

2 de Abril

O vereador Jessé Bitencourt (PDT) teve aprovado o requerimento pedindo a recuperação da rua Abílio Freire, com ruas JK e Padre Adolpho, no bairro 2 de Abril, visando melhorar as condições de trafegabilidade.

 

Escola José Francisco

Jessé Bitencourt (PDT) comentou na tribuna que representou a Câmara, na última segunda-feira, na assinatura da ordem de serviço da construção de mais um pavilhão de salas na escola Estadual José Francisco dos Santos. O novo pavilhão, que foi autorizada pelo governo do estado, ocupará uma área de 167 metros quadrados na entrada principal da escola e está orçado em R$ 176.400,00. O vereador parabenizou o deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) pelos recursos, que tem beneficiado Ji-Paraná, e por mais esta emenda parlamentar.

 

GTA e Minha Casa, Minha Vida

O vereador falou que há três anos vem reivindicando o GTA online, que está previsto para ser implantado brevemente. Jessé Bitencourt (PDT) falou também que participou de uma audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, onde cobrou a entrega das casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Rondônia e principalmente em Ji-Paraná, onde a população tanto espera. Segundo o vereador, o ministro se comprometeu em averiguar o que esta acontecendo e informar a Casa de Leis. 

 

Obras

O presidente em exercício, vereador Lorenil Gomes (PTB) agradeceu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) pelo belo trabalho que vem fazendo frente a todas as reivindicações da população de Ji-Paraná.

 

Cultura

Silvia Cristina (PDT) comentou na tribuna sobre o salto que tem dado a cultura no município. “O último fim de semana foi marcado por uma linda apresentação do cantor Grego e Orquestra em Ação, no Teatro Dominguinhos. Quero parabenizar a organização por este evento de qualidade”. A vereadora lembrou que a partir de hoje acontece o Sonora Brasil, com entrada franca, no Teatro. “Serão quatro dias de muita cultura no nosso município”, salientou. O evento está sendo realizado pela Fecomércio, SESC e Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural.

 

Força na Peruca

A vereadora falou da sua alegria em fazer parte do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) e por terem acatado o Projeto Força na Peruca, com o apoio do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC). “Na próxima segunda-feira (20), vamos iniciar a produção de 500 perucas para mulheres e crianças portadoras de câncer. Nesta semana, todo o preparo está sendo feito na antiga escola Cefa para que seja iniciado este trabalho pioneiro na Região Norte”, informou a vereadora, que agradeceu todos que colaboram com este trabalho social.

 

Biomédicos

Silvia Cristina (PDT) falou também sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 3497/2016, de sua autoria, que “Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico no Município de Ji-Paraná – Rondônia”.

 

Cirurgia Ortopédica

Edivaldo Gomes (PSB) disse na tribuna que na última semana teve a audiência pública para discutir o retorno das cirurgias ortopédicas ao Hospital Municipal de Ji-Paraná e ficou acordado que em especial o deputado estadual, Laerte Gomes ficaria responsável pela articulação da vinda do secretário de Saúde para apressar a possibilidade de acordo entre município e estado, e o mutirão em Cacoal. “Laerte Gomes esta se mobilizando em Porto Velho com a possibilidade de esta semana a gente ter o secretario de Saúde na cidade”, informou.

 

Expojipa 1016

O vereador disse que acompanhou o lançamento da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa) e informou que as pessoas que quiserem participar desta grande festa popular podem adquirir o passaporte parcelado em até seis vezes na secretaria do Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

 

Mato Grosso e Jovem Vilela

Edivaldo Gomes (PSB) afirmou que tem cobrado da Semosp as recuperações das ruas Mato Grosso, no trecho da Fernandão até a BR-364 que não foi recapeado e está bastante crítico; em alguns pontos da Fernandão até o redondo do Parque São Pedro; da Antônio Ferreira de Freitas, que passa ao lado da Escola Jovem Vilela; e da Rita Rios que dá acesso ao Setor Chacareiro e ao bairro Novo Ji-Paraná.

 

Regularização Fundiária

O vereador disse que esta trabalhando junto com a Secretaria de Regularização Fundiária para realizar uma audiência pública com os moradores do Setor Chacareiro para ver qual seria a forma de regulamentação.  

Sistema de Agendamento

O vereador Anderson Exceller (SD) destacou na tribuna o seu requerimento aprovado solicitando a instalação de um sistema de agendamento de consultas médicas via internet e via telefone. “A reivindicação se faz necessária para uma maior comodidade da população, principalmente gestantes, idosos e deficientes físicos”, ressaltou.

 

Ruas

O vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo as recuperações de todas as ruas do bairro Parque São Pedro e da Padre Silvio Micheluzzi (T-02), trecho entre a avenida Aracaju e Teresina, no bairro Nova Brasília.

 

Santiago, Km 5 e Colina

Lincoln Astrê (PP) falou na tribuna sobre os seus requerimentos aprovados solicitando a construção de uma praça com aparelhos de ginástica no bairro Santiago e que seja implantado na Unidade Básica de Saúde do km 5 consultas médicas na especialidade de Pediatria. O vereador destacou também a aprovação do requerimento dele e da vereadora Silvia Cristina (PDT) pedindo a limpeza dos terrenos urbanos baldios nos bairros Residenciais Colina Park I e II e, desse modo, o cumprimento da lei Municipal 2187 de 24/08/2011. “O intuito é beneficiar os moradores bem como todas as pessoas de bem, em vista que inibirá a disseminação do foco do Aedes Aegypti e outros causadores de doenças”.

 

Requerimentos

 

Outros requerimentos do vereador Lincoln Astrê (PP) aprovados foram pedindo construção da cobertura externa no Posto de Saúde do K5, no bairro Santiago; Recuperação da malha asfáltica da rua Cambé, esquina com a rua Cedro (T-23) no bairro JK, e da rua Amazonas, entre as ruas Cruzeiro do Sul e Xapuri, nas proximidades da Escola Ferreira da Silva, no bairro Primavera; Recuperação e manutenção da rua Dos Profetas, no bairro Primavera. Implantação de sinalização de trânsito nas ruas dos Residenciais Colina Park I e II; e Pavimentação asfáltica na avenida Walmarmeira no bairro Novo Ji-Paraná. 

PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

 

- Projeto de Lei nº 3497/2016, “Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico no Município de Ji-Paraná – Rondônia”. O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).

 

 

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

 

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se

prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

 

Home Notícias Vídeos Classificados Fale Conosco Curiosidades