Notícia publicada em 22/08/2000 - 14:05:00 | GERAL

 

JI-PR >> INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES - 19ª SESSÃO !

 

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

19ª Sessão Ordinária

  

Sessão

A 19ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (21), foi presidida pelo presidente em exercício, Lorenil Gomes (PTB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados projetos e requerimentos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Audiência Pública

O secretário regional, Romildo Pereira participou da Sessão e convidou todos para prestigiar a audiência pública sobre o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá na próxima segunda-feira (27), às 8 horas, no plenário da Câmara de Vereadores em Ji-Paraná.

 

Projeto e Semosp

Edivaldo Gomes (PSB) elogiou na tribuna o Projeto Força na Peruca, que visa beneficiar os portadores de câncer com perucas, idealizado pela vereadora Silvia Cristina (PDT). O vereador agradeceu a Semosp pela recuperação da rua Mato Grosso, no trecho da Fernandão até a BR-364, e disse que está aguardando as recuperações das ruas Antônio Ferreira de Freitas, que passa ao lado da Escola Jovem Vilela; e da Rita Rios que dá acesso ao Setor Chacareiro e ao bairro Novo Ji-Paraná.

Cirurgias ortopédicas

O vereador falou sobre a reunião que aconteceu ontem visando amenizar o sofrimento das pessoas que ficam nas filas aguardando cirurgias ortopédicas. Edivaldo Gomes (PSB) disse que recentemente foi realizada uma audiência na Câmara para tratar sobre o assunto e fica feliz com o andamento das ações. “Na reunião com representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Câmara, Assembleia Legislativa e Ministério Público ficou definido que a Semusa vai disponibilizar o arco cirúrgico e a Sesau participará fornecendo médicos, materiais e um ajuda financeira de R$ 100 mil/mês. Serão realizadas 25 cirurgias eletivas por mês em Ji-Paraná, além dos casos de urgência. A previsão é que inicie no dia 10 de agosto”, informou Edivaldo Gomes (PSB), que agradece a todos que colaboram com esta causa.

 

Tribuna

O presidente em exercício, vereador Lorenil Gomes (PTB) pediu na tribuna que os vereadores abracem a luta dos taxistas e mototaxistas que pedem melhorias para as classes, visando oferecer um atendimento mais qualificado para a população. O vereador disse também que está elaborando um requerimento pedindo a intensificação do patrulhamento da Polícia Militar na estrada que liga Ji-Paraná ao Distrito Nova Londrina, onde estão acontecendo muitos assaltos assustando os moradores da região.

 

Pavimentação

O vereador Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado o requerimento pedindo a pavimentação da rua Idelfonso da Silva no bairro Nova Brasília, no trecho entre a avenida Aracaju e rua Manoel Franco.


Segurança do Trabalho

Edilson Vieira (PMDB) comentou na tribuna que a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) fez um requerimento, a seu pedido, solicitando a liderança do PMDB que coloque em pauta o projeto que regulamenta o curso superior de Tecnólogo em Segurança do Trabalho. “Em Rondônia o curso será ministrado na Unopar. Com esta regulamentação vai beneficiar o curso no país todo”, salientou.

 

Tribuna I

Joaquim Teixeira (PMDB) parabenizou o trabalho do Corpo de Bombeiros em Ji-Paraná. O vereador disse que ficou feliz pelo retorno das cirurgias ortopédicas em Ji-Paraná, que vai ser muito importante para a população; destacou a importância da legalização dos taxistas e mototaxistas; e que vem acompanhando as recuperações das ruas no bairro Jorge Teixeira.

 

Mototáxi e taxistas

O vereador Anderson Exceller (SD) também falou sobre a luta dos taxistas e mototaxistas para conseguir melhorias para as classes e a importância de ser apresentado e aprovado o projeto de legalização e sucessão hereditárias das placas, dentro da Lei Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Parque Ecológico

A vereadora Silvia Cristina (PDT) comentou na tribuna sobre a revitalização do Parque Ecológico de Ji-Paraná, que foi um requerimento feito por ela e pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). “O senador Acir Gurgacz (PDT) liberou um milhão de reais para a revitalização. E após a conclusão da obra o município será beneficiado com este cartão postal”, ressaltou.

 

Força na Peruca

Silvia Cristina (PDT) destacou sua alegria com a inauguração da Oficina Força da Peruca, que aconteceu na segunda-feira (20), na rua Manoel Franco, n°338, no bairro Nova Brasília, em Ji-Paraná. O projeto foi idealizado pela vereadora e abraçado pela Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), através do Núcleo de Mulheres Empreendedoras (AME), com apoio do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC), OAB e da Sicoob. “Ji-Paraná é a primeira cidade da Região Norte que tem este projeto, que visa elevar a vaidade e autoestima das pessoas que estão fazendo o tratamento contra o câncer. A meta inicial é produzir 500 perucas”, informou.

 

Melhorias

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado os requerimentos solicitando manutenção da tampa de boca de lobo (caixa de esgoto) da rua Maringá, esquina com rua Divino Taquari (T-11), no bairro Nova Brasília; e Instalação e iluminação pública na rua São João, entre as ruas 6 de Maio e 22 de Novembro, no bairro Casa Preta.

 

Bombeiros e Caerd

Lincoln Astrê (PP) também comentou na tribuna sobre a importância do trabalho dos bombeiros no município de Ji-Paraná e da péssima qualidade da água que a Caerd fornece a população de Ji-Paraná.

 

Pista de Caminhada

O vereador Jessé Bitencourt (PDT) teve aprovado o requerimento solicitando emenda parlamentar ao deputado federal Lúcio Mosquino para construção de uma pista de caminhada no município de Ji-Paraná, com o objetivo de atender as necessidades dos moradores do município que necessitam de um local apropriado para fazer suas caminhadas, visando melhorar a qualidade de vida.

 

Iluminação

O vereador Affonso Cândido (DEM) teve aprovado o requerimento pedindo as instalações de luminárias e lâmpadas nos postes da rua Cruzeiro do Sul, no trecho entre as ruas Argemiro Luiz Fontoura (T-28) e Petrópolis, no bairro Jorge Teixeira. “O benefício da iluminação pública no local vai garantir aos moradores da região mais segurança ao transitar”, ressaltou o vereador.

 

Educação

A vereadora Márcia Regina (PSB) teve aprovado o requerimento pedindo levantamento do quantitativo de famílias, perfil e idades das crianças e adolescentes cadastrados e sorteados para receberem as casas do Programa Minha Casa, minha Vida: Morar Melhor e Rondon I e II. “O objetivo é verificar se as escolas já existentes, nas proximidades, são suficientes para atender a demanda dos estudantes que tendem a morar nas referidas localidades, com o intuito de assegurar o direito a educação a todos os usuários que necessitam dessas unidades”, comentou.

 

Minha Casa, Minha Vida

Outros requerimentos de Márcia Regina (PSB) aprovados foram os pedindo esclarecimentos de alguns assuntos envolvidos ao Programa Minha Casa, Minha Vida – PMMV, em relação unidade escolar; e Levantamento, demarcação e nomeação dos igarapés do município de Ji-Paraná.

 

 

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

- Projeto de Lei n° 3509/2016 (2627 de origem), que “Autoriza a desafetação e posterior doação ao Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de estado de Segurança, Defesa e Cidadania, de imóvel pertencente ao patrimônio dessa municipalidade, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n° 3510/2016 (2628 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a promover a expansão do perímetro urbano, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n° 3511/2016 (2629 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a promover a expansão do perímetro urbano, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n° 3512/2016 (2630 de origem), que “Autoriza a permuta de área pública com áreas particulares no município de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

 

PROJETO APROVADO EM SEGUNDA VOTAÇÃO

- Projeto de Lei nº 3497/2016, “Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico no Município de Ji-Paraná – Rondônia”. O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).

 

 

 

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

 

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se

prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

 

Home Notícias Vídeos Classificados Fale Conosco Curiosidades