Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 30/08/2020 | Esporte

VAR – Ajuda ou atrapalha?


Com o retorno do futebol brasileiro também regressam velhos e eternos questionamentos: O VAR realmente chegou para ajudar, ou é apenas mais um recurso para atrapalhar a emoção do espetáculo? Há quem ache que a arbitragem brasileira não se enquadra nas melhores do mundo quando o assunto é preparação e técnica e por isso, criou-se a espernaça de que a ferramenta fosse resolver esse problema.

 

VAR começou a ser usado no Brasileirão neste ano de 2019

Imagem: IG Esportes

A chegada do VAR, inicialmente, apresentou-se como a salvação para aniquilar erros crassos que culminavam diretamente nos resultados das partidas. O mesmo seria um bônus para o arbitro valer-se ao cometer algum equívoco em suas decisões. Porém, ao invés disso, a desconfiança por parte de muitos de que o trio de arbitragem entra em campo visando, exclusivamente, prejudicar uma das equipes, vem ganhando força após a falta de critérios adotada a cada decisão que necessita da análise de vídeo.

A Tecnologia tem a capacidade de tornar o jogo mais justo, contudo está diretamente ligado as circunstancias em que será usada. Logo temos que deixar claro que sua criação não foi pensada em tirar qualquer dúvida sobre um determinado lance, mas tem como objetivo trazer mais uma ferramenta para auxiliar o juiz, em campo, na análise da jogada sobre diferentes pontos e que mesmo assim a opinião dele é o veredito.

 

O uso excessivo do VAR no futebol brasileiro
 

Ocorre que o VAR passou a complicar ainda mais algumas situações que o nomal seria ele resolver. O intuito primordial da tecnologia seria a de menor uso possível, apenas nos casos mais drásticos e de interpretação mais complicada, mas o que podemos notar no futebol brasileiro é que a arbitragem utiliza do recurso para analisar qualquer lance da partida. Passou-se a viver uma “VARdependencia”.

Dessa forma, com o uso abusivo, a todo momento uma interrupção para analisar um lance qualquer, as decisões meramente interpretativas e tão comuns no futebol, passaram a ser tratadas como lances que jamais haveria dúvida.

Ainda assim, a maioria dos brasileiros aprovam o uso do VAR nas partidas de futebol e acreditam que ele é sim um bônus que auxilia na transparência da arbitragem. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, no ano passado, apontou que 60% dos entrevistados são a favor da ferramenta, afirmando que a análise de vídeo mais ajuda do que atrapalha.

Mesmo com as mais diversas polemicas causadas pelo assunto, é nítido que o sistema possui mais vantagens que desvantagens, logicamente, se utilizado da forma correta. A exemplo do Campeonato Alemão, que segue à risca o uso do vídeo, apenas em lances capitais, permitindo ao árbitro rever lances que não seriam possíveis de serem visualizados a olho nu, oportunizando assim, corrigir sua decisão. Fica a dica CBF!

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável