Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 10/10/2020 | Política

Deputado Cabo Jhony Paixão quer agilidade em cirurgia de reversão da ostomia em RO

Parlamentar defende a fixação do prazo máximo de um ano para realização da cirurgia

O deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos) elaborou um Projeto de Lei que busca agilizar a realização de cirurgia de reversão da ostomia a partir da indicação profissional. O procedimento médico é necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga. Na prática, o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado, para recolher fezes ou urina, de forma permanente ou temporária.

O PL, já foi protocolado na Secretaria da Casa de Leis do Estado. O deputado Jhony quer que as Unidades de Saúde Pública sejam obrigadas a fixa um prazo de um ano para a realização da cirurgia. “A pessoa que convive com ostomia, às vezes, sofre preconceito ou constrangimento por falta até de conhecimento por parte de muitas pessoas. Com a possibilidade de reverter a situação poderá ter melhor qualidade de vida”, destacou o parlamentar.

Há três tipos de estoma. A Colostomia (abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes); Ilestomia (abertura no intestino delgado – fino – para saída de fezes e a Urostomia: um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina. Com o projeto aprovado, o processo para a cirurgia de reversão terá mais agilidade ao ostomizado que poderá fazer a cirurgia somente se estiver gozando de boa saúde e completamente recuperado da cirurgia inicial. A Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

 

Dia Nacional do Ostomizado
Para atender o anseio de muitos brasileiros vivendo com ostomia foi assinado pelo Ministério da Saúde em 2009, o dia Nacional dos Ostomizados, datada para 16 de novembro. O objetivo da data é mobilizar a população brasileira para conhecer, respeitar e combater o preconceito contra a comunidade de ostomizados.

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável