Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 27/09/2021 | Variedades

Aterro Sanitário da MFM em Vilhena recebe municípios mato-grossenses do Vale do Guaporé em busca de soluções para a destinação correta de resíduos sólidos urbanos

Visita a Aterro Sanitário Regional de Vilhena reuniu prefeitos, vereadores e gestores com o objetivo de unificar ações para a destinação final do lixo urbano

Gestores do Estado de Mato Grosso visitaram o Aterro Sanitário Regional de Vilhena, ao Sul de Rondônia, na sexta-feira (24/9), com o objetivo de unificar a destinação final dos resíduos sólidos nos municípios da região mato-grossense do Vale do Guaporé, onde estão localizadas as cidades de Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale de São Domingos, Conquista D'Oeste e Campos de Júlio.

Aliás, as prefeituras de Conquista D'Oeste e Campos de Júlio já firmaram a parceria com a MFM Soluções Ambientais, empresa que construiu e opera o aterro sanitário.

Por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Guaporé (CIDESA), os gestores buscam eliminar os lixões a céu aberto nas localidades integradas, cumprindo, assim, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010.

Os vizinhos de Mato Grosso conheceram todo o processo de transporte, seletividade, destinação e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na unidade de Vilhena.

A comitiva foi recepcionada pelo diretor Geral da MFM Soluções Ambientais, Allan Muller, e seu diretor Comercial, Marcos Vitorino.

PARCERIAS
Reconhecida por seu comprometimento e seriedade com o meio ambiente e capacidade técnica, a MFM é parceira da expansão do atendimento no Mato Grosso.

“Desenvolvemos um ‘saber fazer’ (Know-How) que promove segurança para nossos parceiros e que também nos ajuda a trabalhar com valores atrativos aos municípios”, destaca o diretor Allan.

Durante a visita, o superintendente de Indústrias, Mineração e Serviços da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema MT), Valmi Simão de Lima, observou que o aterro sanitário em Vilhena “tem concepção de projeto e operação que obedecem a todos os critérios técnicos recomendados para o funcionamento da obra”.

A vice-presidente do CIDESA, prefeita de Conquista D’Oeste, Maria Lúcia, confirma isso: “Estamos muito satisfeitos com o trabalho da MFM, então apoiamos essa expansão da parceria para todos os municípios do consórcio”.

Segundo José Carlos Monteiro Júnior, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Lacerda, “a conscientização dos gestores que integram o CIDESA, na busca de soluções para o tratamento do lixo urbano, está em conformidade com o Novo Marco Regulatório do Saneamento brasileiro, que reforça o compromisso com o meio ambiente”.

Para o prefeito Jacob, de Vila Bela da Santíssima Trindade, “o poder público tem pouca capacidade para desenvolver um aterro sanitário nos moldes que a lei exige, o que move os gestores a buscar a parceria privada qualificada”.

“Sabemos que para cumprir o marco regulatório até o ano de 2033, o setor privado, que já apresenta soluções no setor, é o grande parceiro dos municípios”, avalia Neurilan Fraga, presidente da AMM.

AGENTES
Também participaram da visita o assessor parlamentar do senador Wellington Fagundes, José Márcio; representantes da Sema MT; vereadores e representantes das câmaras municipais de Nova Lacerda, Comodoro, Conquista D’Oeste e Vila Bela da Santíssima Trindade; e os diretores Geral e de RSU do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Vilhena, Faiçal Akkari e Sinomar Rosa.

VALE
Os sete municípios integrados ao CIDESA somam uma população estimada de aproximados 106 mil habitantes e, considerando que cada brasileiro gera quase 1 quilo de lixo doméstico, por dia, é possível dizer que a região consorciada tem a produção de cerca de 80 toneladas de RSU/diários.

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável