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Voltar Publicada em 05/10/2021 | Variedades

Dicas para montar seu momento de autocuidado


Pendências, tarefas, burocracia, correrias: as palavras que melhor descrevem a nossa rotina hoje em dia. Com esse frenesi de coisas a fazer, prazos a cumprir e produções a entregar, negligenciamos muitas coisas importantes para o nosso bem-estar, sendo um deles os momentos de autocuidado.

Entretanto, justamente por esse ritmo acelerado em que vivemos, atualmente não é tão fácil distinguir o que é autocuidado, como montar uma rotina agradável para relaxar e se cuidar durante a semana. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar seu momento de autocuidado, bem como outras informações importantes para o seu bem estar, confira:

Como montar momentos de autocuidado?

Montar uma rotina de autocuidados pode ser simples, com os cuidados corretos e algumas ideias para se inspirar, como por exemplo:

  •  Escute o que o seu corpo pede ou quer: Esse é o primeiro passo para montar uma rotina de autocuidado que seja eficaz, pois estará dando ao seu corpo exatamente o que ele precisa. Sintomas como tremor dos olhos, dores nas costas, dores de cabeça e cansaço persistente são sinais de que você precisa de uma pausa (mental e física), etc. Escute e respeite a si mesmo;
  • Respeite as suas limitações: Se você chega muito cansado do trabalho, por exemplo, e quer fazer uma rotina de autocuidados que seja sustentável ao longo dos dias, não queira montar um momento que irá durar 3 horas, com diversas ações. Escolha as coisas que mais lhe dão prazer e faça uma rotina de 20 minutos, que por menor que possa parecer, fará a diferença no seu fim de dia.

O que você pode incluir na sua rotina de autocuidado:

> Meditação: A meditação pode ser feita de diversas formas; a forma tradicional que conhecemos, separando alguns minutinhos para ficar em silêncio, em contato consigo mesmo; praticando o mindfull eating, comendo de forma devagar e contemplativa sem telas por perto (sim, é uma forma de meditação!) ou o mindfullness, estando presente de corpo e alma em tudo que você faz;

  • Respiração consciente: Pode parecer estranho, mas muitas vezes durante o dia nós não respiramos da forma correta, dando menos oxigênio do que o nosso corpo realmente precisa. Na sua rotina de autocuidado, separe um momento (pode ser junto com a meditação, as duas práticas se complementam muito bem) para respirar de forma profunda e consciente, e verá como se sentirá bem;
  • Banho demorado: Um banho quentinho bem demorado, quem não ama isso, não é mesmo? O momento do banho pode ser um a hora de deixar os pensamentos de preocupação irem embora, pensando apenas em coisas leves, sentindo a água cair no corpo, de forma calma e tranquila. Quinze minutos aproveitando essa sensação, você se sentirá muito melhor, e porque aproveitar e acender uma vela aromática para complementar esse ritual.
  • Crie rituais e compromissos: Agora, com algumas dicas do que incluir na sua rotina de autocuidado e como montá-la, é só criar o compromisso de todos os dias, nem que sejam 15 minutos, você terá o seu ritual de cuidados. Deixe para fazer no horário mais acessível para você e aproveite!

Outras ações que também são autocuidado e não sabemos

Existem algumas pequenas ações ou coisas que fazemos no dia a dia que não sabemos que são consideradas autocuidado, sabia? Conheça algumas, e coloque-as na sua rotina:

  • Exercícios físicos: Sim, os exercícios físicos também são autocuidado, pois mantém a saúde em dia e estimulam a produção de neurotransmissores que causam alegria, disposição, etc., como a dopamina e serotonina. Por isso eles são tão importantes na sua semana, ao menos 4 ou 5 vezes;
  • Fazer algo pela primeira vez: Todos nós gostamos da novidade e daquele friozinho na barriga que é fazer algo pela primeira vez, por que não colocar isso na nossa rotina, ao menos 2 vezes ao mês? Comer uma comida nova, experimentar uma roupa que nunca pensou em usar, mas acha bonita, etc;
  • Tempo na natureza: O contato com o verde, terra, árvores e flores energiza qualquer um, sendo umas das principais formas também de cuidar da saúde, pegando um pouco de sol todos os dias para sintetizar a vitamina D.
  • Escrever sobre suas emoções: A escrita, além de ferramenta de estudo e trabalho, também é uma pode ser uma forma de cuidar das suas emoções, como uma melhor amiga que podemos contar tudo, e nossos sentimentos serão respeitados e guardados em segurança. Tenha em mãos um caderno e caneta sempre que precisar desabafar, com certeza este hábito deixará seus dias mais leves;
  • Terapia: A terapia, que tanto ouvimos falar, principalmente em época de pandemia, é sim uma grande aliada do seu momento de autocuidado, pois quanto mais seguro e bem resolvido estiver consigo mesmo, tendo um suporte profissional para falar dos seus traumas, melhor serão os dias.

Cuidar da saúde não é somente cuidar da alimentação e ir ao médico regularmente, mas também ter uma rotina de autocuidados, para manter seu bem-estar, saúde física e mental em dia. Por isso, tenha a sua rotina de cuidados diários e seja consistente, com o passar do tempo, terá ótimos resultados.

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

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