Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 08/10/2021 | Variedades

MFM e SEMMA Cacoal realizam palestra para incentivo do consumo consciente

Evento reuniu coordenadores, professores, biólogos, alunos e o Ecomam - O Super–herói Amigo do Meio Ambiente no Centro Educacional Memorina Rosa Campos – SESI/SENAI

Seguindo agenda de ações que promovem a conscientização sobre as questões do meio ambiente em Rondônia, a empresa MFM Soluções Ambientais, a Prefeitura de Cacoal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA Cacoal) realizaram a palestra com o tema ‘Consumo Consciente’, nesta sexta-feira (8/10), no Centro Educacional Memorina Rosa Campos – SESI/SENAI, em Cacoal, na região centro do Estado.

O evento reuniu alunos do oitavo ano da escola e teve a presença especial do Ecoman – O Super–herói Amigo do Meio Ambiente (personagem criado pela MFM), que distribuiu o seu gibi com o título ‘Ecoman e suas Aventuras na Ecolândia’ – 1ª Edição, além de cartilhas e panfletos educativos.

Desenvolvida pelos profissionais da SEMMA Cacoal, professora Lucen Baine (coordenadora de projetos da secretaria) e os biólogos Arthur Borgonhori e Wanderson Moreira, a palestra contribuiu para alertar os participantes acerca da importância do uso consciente dos recursos maturais, da diminuição da emissão de poluentes e da geração de resíduos.

“Devemos nos conscientizar que o consumo é responsável, direto ou indiretamente, pela harmonia do meio ambiente, o que nos faz parte das soluções sobre esse tema”, avalia a professora Lucen.

Entre as dicas apresentadas na palestra, destaque para ‘Avaliar os impactos do próprio consumo, levando em consideração o meio ambiente’. Também foram apresentados o uso de soluções corretas para o aproveitamento e tratamento do lixo urbano, como a coleta seletiva, a reciclagem de produtos e disposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

COMPARTILHAR
O aluno Daniel Fernandes afirmou que ficou impressionado com as informações e que vai levar para casa os conhecimentos: “Será muito importante compartilhar com meus pais essa lição de consumo consciente, pois podemos, em casa, melhorar nossa convivência com a natureza”.

Seu professor, André Junior, destacou que “a construção do conhecimento para os educandos acaba por incentivar atitudes em cima de coisas do cotidiano, que pode ajudar no desenvolvimento do nosso município”.

Para Mônica Santana Coelho, coordenadora do Centro Educacional Memorina Rosa Campos – SESI/SENAI, a realização da palestra “honra a escola, porque, desde sempre, somos grandes incentivadores da consciência ambiental, dos cuidados e preservação do meio ambiente”.

PRÁTICA
No dia 19 de outubro próximo, os mesmos alunos do oitavo ano da escola vão concluir as atividades desta ação em visita técnica ao Aterro Sanitário Regional de Cacoal, onde vão conhecer na prática os processos de seletividade, destinação e tratamento adequados do lixo urbano. Na ocasião, acadêmicos de Arquitetura e Engenharia da Unesc (Faculdades Integradas de Cacoal) também participam da visitação.

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável