Os agentes que vão atuar na prestação de vigilância patrimonial ostensiva armada na segurança de escolas e prédios públicos foram apresentados, nesta quinta-feira (13), pelo Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), na área externa do Palácio Urupá, sede da administração municipal. O serviço começa a ser executado a partir de sexta-feira (14).
“Estamos vivendo momentos difíceis em nossas escolas. Por isso, a Prefeitura está dando uma resposta rápida e à altura das aflições de pais e responsáveis, contratando agentes armados para prestar segurança nos prédios municipais. Queremos que a paz retorne às nossas unidades educacionais”, garantiu Isaú Fonseca.
Segundo o prefeito, os agentes pertencem a uma empresa terceirizada que assinou contrato de um ano para prestação do serviço, renovável pelo período de 60 meses. “Eles vão atuar, durante 24 horas, para garantir que a gente tenha o máximo de segurança possível nos nossos prédios e patrimônio público”, acrescentou.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Jônatas França, foram contratados 138 agentes, que receberam treinamentos, para atuar nas secretarias municipais Saúde (Semusa), Educação (Semed), Administração (Semad), Agricultura e Pecuária (Semagri) e Esporte e Lazer (Semes).
Jônatas França explicou que, a partir de sexta-feira, os serviços de vigilância começam a ser prestados nas escolas municipais, Hospital Dr. Claudionor do Couto Roriz e Unidade de Pronto Atendimento Ana Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito). Os trabalhos nos demais prédios iniciam na próxima semana.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ji-Paraná espera reduzir as ocorrências de furtos e roubos em prédios e espaços públicos, como áreas de lazer e praças esportivas. “Este é um investimento que a administração municipal está fazendo para garantir o bem-estar e segurança à população”, ressaltou França.
A secretária de Educação, Ana Maria Vizeli, afirmou que o município, mais uma vez, saiu na frente com as ações de prevenção em todo o estado. “É uma maneira de tranquilizar os pais dos nossos alunos e garantir o direito de todos em sala de aula, assim como, a segurança dos profissionais nas escolas. Parabéns, pela agilidade do nosso prefeito e por esse olhar de cuidado com a Educação de Ji-Paraná”.
A indicação para a contratação “com urgência” de agentes armados de segurança foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB) e os vereadores Joziel Carlos de Brito (MDB), Beto Wosniach (PDT) e Lorenil Gomes (PSDB).
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.