MFM
MFM
Vou de Car
Vou de Car
Voltar Publicada em 01/06/2022 | Política

Veja o resumo das ‘falácias e incoerências’ da última Sessão da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná


Proposta para cassação ou advertência de vereador por estar fiscalizando, portal da transparência fora do ar e imprensa sendo expulsa do plenário e professores sendo chamados de parasitas, este é o resumo da última Sessão da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, que aconteceu nesta terça-feira, dia 31.

 

PUNIÇÃO PARA VEREADOR QUE ESTÁ FISCALIZANDO

Está sendo proposto pela mesa diretora da Câmara Municipal de Ji-Paraná, um pedido de cassação ou de punição disciplinar para o Vereador Bruno Carvalho pelo simples ato de “fiscalizar”.

No ano passado, a Prefeitura de Ji-Paraná enviou para a Câmara o Projeto do Programa de Recuperação Fiscal REFIS-JIPA, com intuito de conceder benefício fiscal sobre débitos, inscritos ou não em divida ativa. Tal benefício consistia em promover descontos de até 100% (perdão dos juros) sobre o valor dos juros e multas por atraso, para os contribuintes que saldar seus débitos.

Ainda no mês de novembro de 2021, o Vereador Bruno Carvalho solicitou, junto aos órgãos municipais competentes, a lista dos 200 maiores contribuintes, tanto Pessoa Jurídica como Física, devedores que seriam beneficiados com o REFIS-JIPA.

Os Secretários das pastas responderam ao ofício do vereador dizendo que tais dados eram sigilosos, negando totalmente à informação ao parlamentar.

Ao receber à denúncia, a Promotora de Justiça, Drª Conceiçao Baena, solicitou informações ao Presidente da Câmara Municipal, Vereador Welinton Negão, e também ao Prefeito Isaú Fonseca, sobre a negação de informação do Vereador Bruno Carvalho.

Diante do procedimento aberto contra o Presidente da Casa de Leis de Ji-Paraná, Welinto Negão e de seu pai, o Prefeito Isaú Fonseca, a Procuradoria da Câmara, à mando do Presidente, abriu um procedimento disciplinar contra o Vereador Bruno: “Recebido a notificação Ministerial, o Presidente determinou a abertura preliminar de eventual processo disciplinar para apurar eventual conduta incompatível do informante. Em síntese, o processo administrativo busca apurar eventual conduta do informante Bruno Carvalho de Oliveira, na função de Vereador, a propagar fato que não condiz com a verdade factual e processual”, diz um trecho do Processo Administrativo Nº 93/2022.

Em resposta, o Vereador Bruno Carvalho tentou argumentar que não fez denúncia ao MP, apenas informou ao Órgão que queria saber quem seriam os 400 beneficiários do Programa REFIS-JIPA.

Durante a última Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira, dia 31, o Vereador Bruno Carvalho, falou que foi excluído da reunião que fizeram para tratar deste assunto e que foi avisado após a conclusão da pauta.

O Projeto do Programa REFIS-JIPA foi arquivado após ter causado muita revolta popular na época, obrigando os veradores a votaram contra. O processo disciplinar contra o Vereador Bruno Carvalho será votado nos próximos dias. 

Para a Vereadora Rosana, o processo da punição disciplinar ao Vereador Bruno Carvalho nem deveria existir, pois o Vereador é pago pelo povo para fiscalizar. A parlamentar também enfatizou que o cargo de Procurador da Câmara Municipal de Ji-Paraná deveria ser por concurso e não como portariado, pois desta forma, acaba beneficiando apenas um “lado da moeda”.

A sessão ordinária também foi marcada pelo discurso do Vereador Profº Elvis, que detonou à classe de professores, chamando todos estes profissionais de “meia-boca” e de “parasitas”. Veja o Vídeo:

Dentre várias bizarrices e ironias que aconteceram durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 31/05/2022, presidida pelo Vereador Welinton Negão ou Welinton Goes, como vem sendo chamado, um membro da imprensa chegou a ser expulso do plenário. Assista a Sessão na íntegra:

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Top motos interno
Top motos interno
Publicidade
Ji-Ferro
Ji-Ferro
Inviolável
Inviolável