Mais uma parceria foi firmada entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e a cooperativa de crédito Sicoob Centro. A ação é voltada para ensinar métodos financeiros para crianças do Projeto Renascer da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no bairro do Bosque dos Ipês (1º distrito).
A atividade será desenvolvida com mais de 30 crianças assistidas pelo Projeto Bazar da Conquista, sobre educação financeira, o processo e os conceitos de guardar e render o dinheiro na poupança. As crianças irão conquistar, durante as tarefas realizadas no espaço da Adra, o dinheiro sem valor comercial (notas educativas) de acordo com o comportamento realizado na sala de aula, para que usem suas conquistas no Bazar no fim de cada semestre.
O Projeto Renascer, lançado em maio de 2022, visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com atividades de reforço escolar, artes, música, natação e futebol. A Semasf desenvolveu, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes, o piloto do Programa Famílias Fortes e continuou com as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Para a coordenadora da rede de Proteção Social Básica, Mirian Madalon, o projeto vem para acrescentar as ações que já estão sendo desenvolvidas, em parceria da Semasf com a Adra, e fortalecer os vínculos diários. Ela reforçou que a colaboração firmada vai promover também a responsabilidade deles em guardar os valores conquistados com suas ações.
Segundo a coordenadora do Projeto Adra do Sul de Rondônia, Andrea Geier, essa é mais uma realização que vem para acrescentar na formação dessas crianças, que estão sendo acompanhadas pelo Projeto Renascer, e garantir que eles cresçam com orientações fundamentais para organizarem suas vidas financeiras quando adultos.
Sustentabilidade
A superintendente de Negócios do Sicoob Centro, Elisangela dos Santos Rodrigues, informou que mais de duas mil peças de uniformes das empresas foram entregues ao Cras Jardim dos Migrantes para reciclagem do material. A superintendente salientou que a cooperativa de crédito possui mais de 400 colaboradores e que tem como política pública promover a sustentabilidade.
Segundo a coordenadora do Cras JM, Lidiane Tanazildo, com o uniforme foram produzidos 90 estojos escolares, tapetes, porta-copos, porta-treco e peso de porta. Ela informou que os estojos serão entregues para os 60 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (1º distrito) e 30 para os participantes do Projeto Renascer.
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.