Você já sofreu de tensão muscular por ansiedade? A verdade é que esse é um sintoma do qual a grande maioria dos pacientes sequer entende da forma correta. E dizemos isso porque a grande parte nem sequer sabe do que se trata tensão muscular por ansiedade ou mesmo como aliviar esses sintomas.
Nos dias de hoje, a ansiedade é um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Mas, em decorrência disso, alguns pacientes podem sentir diversos sintomas, inclusive a tensão muscular por ansiedade.
Além dos sintomas psicológicos, como medo, preocupação e irritabilidade, a ansiedade também pode causar tensão muscular e dor.
Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito da tensão muscular por ansiedade, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Em suma, no que se refere à tensão muscular, ela nada mais é que uma resposta natural do corpo ao estresse e à ansiedade.
Ou seja, quando uma pessoa se sente ameaçada ou em perigo, o nosso corpo acaba ativando o sistema nervoso simpático.
Este, por sua vez, acaba aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração. Sendo assim, isso também pode levar a uma tensão muscular, pois o corpo se prepara para lutar ou fugir.
Ou seja, a tensão muscular por ansiedade pode sim acontecer, ainda que não seja tão frequente. Por isso a importância de abordar sobre o assunto.
No entanto, quando a ansiedade é crônica ou persistente, a tensão muscular pode se tornar um problema constante, resultando em dores musculares e rigidez.
Além do mais, devemos informar que a tensão muscular por ansiedade pode afetar diversas regiões do corpo, mas tende a ser mais comum nos ombros, pescoço, ombros, costas e pernas.
Como você pôde notar, no geral, a tensão muscular por ansiedade costuma acontecer em momentos mais específicos da nossa vida, quando passamos por alguma situação traumática ou algo do gênero.
Um cenário que pode causar tensão muscular por ansiedade é quando o indivíduo costuma pensar muito sobre a morte de algum ente querido, por exemplo.
A partir disso, ele pode começar a se sentir cada vez mais ansioso e nervoso, algo que pode contribuir para a tensão muscular.
Mas, dentre as diversas outras causas potenciais para tensão muscular por ansiedade, podemos mencionar as seguintes:
Esses são apenas algumas das possíveis causas da tensão muscular por ansiedade, mas há vários outros cenários em que o problema pode surgir.
A ansiedade por si só pode fazer com que um paciente tenha alguns tipos de dores mais específicas, além da tensão muscular.
Por isso, é fundamental obter o apoio médico, para que ele possa fazer as devidas avaliações e indicar a melhor forma de tratamento.
Agora, dentre as 5 dores que a ansiedade pode ocasionar, mencionamos as seguintes:
Nada mais é que a famosa dor no pescoço, a qual costuma acompanhar praticamente todos os pacientes que sofrem de ansiedade.
Segundo a medicina, esse problema tende a gerar um grande incômodo porque, além do pescoço, a dor ainda causa sensação de formigamento, a qual pode irradiar para os ombros e braços.
É um tipo de dor que acomete os dois lados da cabeça, sendo que é bem parecido com um peso ou aperto. A sua intensidade pode ser leve a moderada, a depender das circunstâncias.
No que se refere à cefaleia tensional, ele ainda pode se manifestar na testa, nuca ou na parte de cima da cabeça.
Tanto a ansiedade quanto o estresse podem gerar dor ou desconforto no estômago porque ambas condições aumentam a produção de ácido responsável pela digestão.
A questão é que, devido ao grande volume desse ácido, acaba causando um processo inflamatório na parede do estômago.
O transtorno de ansiedade acaba gerando um estado de tensão constante, fazendo com que o paciente sofra incômodos e dores pelo corpo todo.
Inclusive, se você teve que passar por algum procedimento cirúrgico, como prótese navegada de joelho, ou possui algum outro problema pré-existente, que naturalmente causa dor, a ansiedade pode gerar um incômodo ainda maior.
A ansiedade ainda pode fazer com que o paciente sofra alguns episódios de dor no peito, algo capaz de ocasionar em grande sofrimento e angústia.
Alguns pacientes até podem chegar a pensar que estão tendo um infarto ou algo do gênero, mas nem sempre é isso.
Na verdade, o incômodo na parte torácica, na maior parte das vezes, tem relação com contrações musculares que provocam desconforto e tensão.
Na verdade, isso depende de acordo com vários fatores, haja vista que o médico precisa avaliar o seu caso de maneira individual. Dizemos isso porque a ansiedade não é causada apenas por tensão muscular.
Ou seja, os relaxantes musculares não são a primeira opção de tratamento para ansiedade, mas apenas o médico é quem deve definir isso.
Às vezes, pode acontecer de o médico indicar o Diazepam, que é um ótimo remédio relaxante muscular, mas que ainda é capaz de reduzir ansiedade e insônia.
No entanto, apenas o médico, após avaliar o seu caso, é quem deve fornecer o melhor relaxante muscular para o seu caso.
Isso vai depender de acordo com cada caso, haja vista que pode variar bastante de acordo com o paciente.
Mas, no geral, a tensão muscular por ansiedade costuma causar uma certa dor e rigidez muscular, obviamente.
Inclusive, se o paciente tiver esporão no pé ou alguma outra doença que cause dor, a tensão pode fazer com que a intensidade dos sintomas se tornem ainda maiores.
Mas, dentre outros sintomas da tensão muscular por ansiedade, podemos mencionar os seguintes:
Isso acontece porque, quando estamos ansiosos, nosso corpo entra em um estado de alerta, liberando hormônios do estresse que podem aumentar a tensão muscular.
Isso pode causar rigidez e dores musculares, especialmente na região do pescoço, ombros e costas.
Além disso, a ansiedade pode levar a hábitos como tensão muscular crônica ou posturas incorretas que aumentam a tensão muscular.
Por exemplo, uma pessoa ansiosa pode apertar os músculos do rosto sem perceber, levando a dor na mandíbula e dor de cabeça.
A ansiedade também pode afetar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa durma menos ou acorde várias vezes durante a noite, algo que pode levar à fadiga muscular e dor.
Por fim, a ansiedade pode levar a uma hipersensibilidade às sensações corporais normais, como dor muscular leve.
Isso pode fazer com que a pessoa sinta dor muscular de maneira mais intensa do que alguém sem ansiedade.
É claro que isso pode variar de acordo com vários fatores, em especial a intensidade do transtorno de ansiedade do indivíduo.
Mas, em praticamente todos os casos de tensão muscular por ansiedade, o paciente costuma sentir fortes dores na região do pescoço, cabeça e ombros.
No entanto, um outro tipo de dor bastante comum em decorrência da ansiedade é a dor muscular generalizada.
Se você tem bico de papagaio, durante uma crise de ansiedade, é bem provável que sinta dores um pouco mais intensas.
Por fim, a tensão muscular por ansiedade ainda pode gerar dores nas articulações, causando até mesmo inflamação, a qual pode agravar condições pré-existentes, como a artrite.
Além dessas dores físicas, a ansiedade também pode causar sintomas emocionais, como medo, inquietação, irritabilidade e tensão.
Você já entendeu que existe tensão muscular por ansiedade, mas como saber que de fato é esse tipo de dor que está sentindo?
No geral, a dor por tensão muscular por ansiedade costuma ser um pouco mais vaga e difusa. Ou seja, existe uma certa dificuldade de localizar ou mesmo descrever com maior precisão.
Além do mais, a dor de ansiedade costuma acompanhar outros sintomas emocionais, como preocupação, medo, inquietação ou mesmo irritabilidade.
A tensão muscular por ansiedade ainda costuma ter alguma ligação com um evento traumático ou estressante.
Fora tudo isso, uma outra forma de ter a certeza de que a dor é devido a tensão muscular por ansiedade, é quando esse sintoma some com o relaxamento.
Há várias formas possíveis de aliviar a tensão muscular por ansiedade, mas uma das mais eficazes com certeza é através dos exercícios de alongamento.
A partir disso, você pode até começar uma rotina de exercícios físicos, que também pode diminuir ainda mais os sintomas da ansiedade.
Mas, sempre que for fazer exercícios ao ar livre, exposto ao sol, não deixe de fazer uso de um protetor solar e usar roupas adequadas.
Essa é a melhor maneira de evitar doenças de pele, tais como melanoma acral, insolação, queimaduras e coisas do gênero.
Além disso, uma massagem terapêutica também pode ajudar a aliviar a tensão muscular e relaxar o corpo.
Então, nesse caso, a nossa dica é considerar agendar uma sessão com um massoterapeuta qualificado, por exemplo.
Mas, uma das melhores maneiras de aliviar a tensão muscular por ansiedade é por intermédio de exercícios físicos regulares.
Afinal de contas, não há como negar que a atividade física regular pode ajudar a reduzir a tensão muscular e os sintomas de ansiedade.
Portanto, considere incluir atividades físicas em sua rotina diária, como caminhar, correr, nadar ou praticar yoga.
Ainda não temos como deixar de mencionar que a respiração profunda também pode contribuir para relaxar os músculos e acalmar a mente.
Portanto, experimente praticar a respiração abdominal lenta e profunda por alguns minutos todos os dias. Com certeza isso também irá ajudar a diminuir a tensão muscular por ansiedade.
Por fim, uma outra dica para poder diminuir a tensão muscular por ansiedade é tentar evitar passar por situações que induzem a isso.
Junto a isso, busque também reduzir o estresse em sua vida, já que também pode ajudar a aliviar a tensão muscular causada pela ansiedade.
Tente encontrar maneiras de reduzir o estresse em sua vida, como meditar, ouvir música relaxante, praticar hobbies ou fazer pausas regulares durante o dia.
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.