O Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 94, parágrafo único, dispõe que “é proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade...”
 Qual motorista nunca se deparou com as populares tartarugas em ruas e avenidas que foram instaladas recentemente em Ji-Paraná? O uso dos tachões é irregular, conforme alerta do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (IBRADEC). Os sonorizadores estão proibidos desde 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contra) devido aos riscos de danos aos veículos.
Qual motorista nunca se deparou com as populares tartarugas em ruas e avenidas que foram instaladas recentemente em Ji-Paraná? O uso dos tachões é irregular, conforme alerta do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (IBRADEC). Os sonorizadores estão proibidos desde 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contra) devido aos riscos de danos aos veículos.
A Resolução 336/2009 determina a retirada das tartarugas no sistema viário há mais de seis anos, mas, sem dificuldades, é possível encontrá-las espalhadas em várias ruas da cidade. Por conta da ilegalidade, motoristas estão sujeitos a acidentes, já que os sonorizadores danificam o asfalto.
Mas infelizmente em Ji-Paraná tudo é permitido pelo executivo, resumindo só o cidadão que paga seus impostos não te seu direito respeitado. “Essas tartaruguinhas que foram instaladas nas ruas não servem para nada, apenas para solavancos e para destruir as borrachas de suspensão de veículos de passeio uma vez que, de caminhonete pra cima, sequer fazem cócegas”, comentou o empresário Luís Carlos.

Além do desperdício do dinheiro público, a EMTU terá que fazer um trabalho dobrado, pois medidas judiciais ordenará a retirada imediata destes redutores de velocidade, como já aconteceu no Estado de Santa Catarina no ano passado. "Há tanto tempo que foi proibido pelo órgão regulamentador e o pessoal da EMTU ainda insiste em colocar. E ainda estão colocando tachões dupla, ou seja, é pior ainda, não é?", questiona o Vicente Saborim, taxista.
Na Avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor, a EMTU abusou e instalou vários redutores próximo um do outro. Haja pneu e suspensão para resistir a tantos obstáculos.

Vários motoristas não se conformam pelos prejuízos causados pelos tachões. "A gente quebra a mola do carro, danifica o carro, a gente gasta um absurdo com essas 'tartarugas' aí. Então, porque não botam uma lombada eletrônica?", indaga o motorista Edimar Paiva.


Quem mora próximo aos redutores de velocidade, também tem do que reclamar. "A gente não consegue dormir direito com o barulho que os carros fazem. Têm crianças que nem dormem.
Porém de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, esses tachões só podem ser usados para separar as pistas de rolamento e não podem se estender de um lado ao outro da pista, como redutores de velocidade.
No CTB há uma resolução (160/2004) que proibi o uso desses “redutores”, sendo permitido apenas como canalizadores de pistas, exemplo que encontramos ao longo da Rua Mato Grosso, no Bairro Dom Bosco. Lá a pista é dividida pelos tachões que contribui também para a futura sinalização da lombada eletrônica.

Fonte: www.comando190.com.br
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

