auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 10/04/2013 | GERAL

Enfermeiros reivindicam pauta com apoio do Vereador Júnior do Postinho


Com o plenário lotado por profissionais do setor de enfermagem, um requerimento do Vereador Júnior César Vicente (DEM), o Júnior do Postinho, foi aprovado por unanimidade pelos representantes do Poder Legislativo. O referido documento solicita ao prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), encaminhe Projeto de Lei à Câmara implantando a carga horária semanal de 30 horas, o que reduz a atual de 40.

 

De acordo com a enfermeira e conselheira do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Jussara da Silva Barcelos, esta reivindicação já existe há 13 anos, e diversas categorias do setor médico já conseguiram alcançá-la. “Esta mobilização acontece hoje em nível nacional e em Ji-Paraná temos o apoio do vereador Júnior, que também é enfermeiro e entende a necessidade de lutar por uma carga horária mais digna, mesmo estressante, pois o enfermeiro é a base da saúde.

 

Lidamos 365 dias por ano com os pacientes, 24 horas por dia, atendemos os familiares, o desgaste é sempre muito grande. Precisamos dessa implantação de 30 horas”, disse Jussara, agradecendo o apoio do vereador Júnior e dos demais que aprovaram o requerimento.

 

Já existe um Projeto de Lei do Senado, de número 2.295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas, que tramita há 13 anos na Câmara e encontra-se pronto para ser votado e está em caráter de urgência pelo deputados federais.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda esta jornada, argumentando que é o melhor para pacientes e trabalhadores da saúde do mundo inteiro. “A Jornada de 30 horas é uma luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores da Enfermagem, maior força de trabalho na saúde. Somos submetidos a jornadas extenuantes, baixa remuneração salarial e condições de trabalho fora do ideal”, complementou Jussara.

 

O vereador Júnior afirmou que vai lutar “com todas as suas forças” para que o prefeito Jesualdo mande esse projeto à Câmara. “Mesmo já existindo esse Projeto de Lei em Nível nacional, não impede que o município saia na frente e aprove a jornada de 30 horas. Precisamos valorizar os nossos profissionais e promover melhorar suas condições de trabalho”, disse Júnior.

 

Atualmente, o desafio é a construção de um sistema de saúde universal, equânime, integral e resolutivo. Para tanto, torna-se imprescindível melhorar as condições de trabalho e promover a qualidade de vida dos trabalhadores para se alcançar a melhoria nas ações e serviços de saúde.

 

 

 

Fonte: Assessoria

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável