auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 03/09/2013 | GERAL

Ji-Paraná recebe 13 médicos para atender nos Postos de Saúde


Já estão em Ji-Paraná  13 médicos que atuarão no Município por meio do Programa Federal Mais Médicos. A informação foi prestada hoje pelo Prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires e pelo Secretario Municipal de Saúde Renato Fuverki. Os profissionais participaram de uma reunião com o corpo técnico da secretaria municipal de saúde e já devem iniciar os trabalhos ainda esta semana, conforme afirmou Renato Fuverki.

 

“Estes profissionais irão atuar nos postos de saúde, onde existe uma grande demanda em nosso município. Esta também é uma exigência do próprio Governo Federal, já que o programa pretende atender as demandas do serviço de atenção básica de saúde.  Todos estarão nos próximos dias apresentando a documentação necessária para ingressar no serviço público e já nos próximos dias estarão atendendo a população de Ji-Paraná”, ressaltou.

 

O prefeito Jesualdo ressaltou que Ji-Paraná saiu na frente devido a organização da Secretaria de Saúde no cadastramento junto ao Governo Federal e por cumprir com rapidez todas as exigências  estabelecidas no Programa.

 

Outro ponto favorável à cidade de Ji-Paraná, segundo o Prefeito Jesualdo, é que a Prefeitura está oferecendo como estimulo a esses profissionais um subsidio para o custeio de alimentação e moradia. “É um valor que irá incrementar a renda desses profissionais. O salário de aproximadamente R$ 10 mil será pago pelo Governo Federal, mas nós estamos indo além e oferecendo  um custeio de aproximadamente R$ 1.600,00”, detalhou Jesualdo.

 

Ainda conforme o Prefeito,  dos 31 médicos brasileiros que fizeram a opção por Rondônia, 19 se inscreveram para a cidade de Ji-Paraná. Deste total 13 se apresentaram a Secretaria Municipal de Saúde devem começar a trabalhar nos próximos dias.

 

O Programa - O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Nesta primeira etapa foram selecionados os primeiros 1.096 médicos brasileiros para o Programa, esses profissionais já estão aptos a começar a atuar nos 454 municípios do País.

Segundo o regulamento do governo federal, os médicos já contratados pela prefeitura não poderão ser substitutos por médicos de fora do programa.

 

 Além disso, os médicos cadastrados pelo programa só poderão se desligar da prefeitura se descumprirem a jornada de trabalho, por falha ética ou profissional.  Para o ministério da Saúde, essas regras são para evitar possíveis sabotagens.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal quer oferecer mais saúde a população. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

 

Estrangeiros – Na segunda etapa foram convidados  96 profissionais estrangeiros. Esses profissionais também já chegaram ao País na semana passada para começar o treinamento de três semanas para se adaptar ao idioma e também aos métodos utilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

 

Fonte: Assessoria

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável