auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 25/09/2013 | GERAL

Tambaqui ganha sua primeira festa em Ji-Paraná


O tambaqui, peixe nativo da Amazônia, representa hoje mais de 90% da produção de pescado em Rondônia. Um dos três principais itens da agroeconomia do estado, ele é criado em cerca de oito mil propriedades rurais no estado. Em Ji-Paraná, mais de 90 produtores licenciados se dedicam a esta atividade. Com esta importância econômica, e carne muito apreciada em toda a região Norte do Brasil, nada mais natural que ele ganhasse um evento para celebrá-lo. É o que vai acontecer na “1ª Festa do Tambaqui”, que será realizada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Linha 208 (Aprodol), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária (Semagri) e de Planejamento Municipal (Seplan), nos dias  05 e 06 (sábado e domingo) de outubro, na Comunidade São Simão, na linha 208, km 10, em Ji-Paraná.

 

O executivo municipal fornecerá as tendas para abrigar as atividades, os banheiros químicos e foi o responsável pela impressão de todo o material gráfico como folders, convites e cartazes de divulgação.

 

A festa tem duas missões básicas: elevar o consumo local deste peixe já considerado por especialistas como “nelore” das águas rondonienses; e angariar recursos para a construção do galpão da Aprodol.  “Ela tem tudo para se tornar uma tradição aqui em Ji-Paraná. O evento pretende ainda estimular o comércio do tambaqui no mercado estadual, promovendo e apoiando os criadores para que eles permaneçam nessa atividade produtiva, tão importante para nós aqui em Rondônia”, ressalta a secretária municipal de Agricultura, Cláudia de Jesus.

 

O acontecimento contará com duas palestras técnicas importantes, ambas na manhã do primeiro dia. A primeira ficará a cargo de Domingos Marcante, empreendedor que na sua propriedade, em Dourados (MS), produz 40 toneladas de pescado por hectare, marca quatro vezes superior à media nacional. A outra palestra será proferida por Mauricio Chiecco Filho, da Foccus Consultoria, que presta consultoria ao Sebrae, e versará sobre a diversas formas de comercialização do pescado. Torneios de truco e de futebol, bingo, além de show sertanejo com os cantores Robinho e Muller também estão programados. O almoço nos dois dias será somente com pratos à base de peixe acompanhados de moda de viola.

 

“Todos estão convidados a prestigiar o evento. O almoço custará R$ 15,00 e dará ao cidadão o direito de adquirir um prato de porcelana com talheres de metal, decorado com a marca da festa”, arremata a secretária de Agricultura.

Fonte: Assessoria

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável