auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 12/02/2012 | JI-PARANÁ - POLICIAL

BATALHÃO TIRADENTES, o 2º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia


Colaboração histórica: Major PM Paulo Benevenute Tupan (Pioneiro na Região)

A história da criação do 2º BPM remonta aos tempos da extinta Guarda Territorial em que aqueles valorosos guardas defendiam este chão das mazelas aqui existentes, ficando a cargo daquela Guarda Territorial até aos anos  de 1978, a responsabilidade pela Segurança Pública da então Vila de Rondônia. Esses guardas exerciam, além da Polícia fardada ostensiva à polícia judiciária e cuidavam do núcleo de uma delegacia local.

O destacamento da Guarda Territorial funcionava em uma palafita, onde hoje está instalada a Casa da Borracha e foi comandada ultimamente pelo falecido Sargento José Gomes da Silva. Ao mesmo tempo, atendiam as queixas policiais em uma cadeia improvisada, onde hoje está instalado o Posto Vitória 04, no centro de Ji-Paraná.

Com a criação das policiais militares dos Ex-Territórios Federais, Amapá, Rondônia, Roraima e Fernando de Noronha, em 26 de novembro de 1975, a nova Polícia Militar aproveitou a organização da Ex-Guarda Territorial, bem como parte daqueles guardas selecionados, para a nova atividade de Polícia Militar, criando desta feita, um grupamento de polícia que mais tarde fora transformada em Pelotão, tendo como seu comandante o 3º SGT PM Paulo Marcelino de Castro, hoje, Capitão da Reserva Remunerada, eminente advogado em nossa cidade.

Com o crescimento demográfico, fruto da migração de Paranaenses, Capixabas e Gaúchos, dentre outros, que fixaram residência em Rondônia em busca de um novo “El Dourado” (Terras Férteis, facilidade no crescimento agrário), houve-se a necessidade também da expansão da Polícia Militar, que tinha seu núcleo na capital do Estado, Porto Velho. Mais tarde, em 14 de setembro de 1985, foi criado e instalado o 2º Batalhão de Polícia Militar, que recebeu a denominação histórica de “Batalhão Tiradentes”, tendo como seu primeiro comandante, o então Capitão PM, João Marcos de Araújo Braga. Sua sede provisória era na Rua Soldado da Borracha, próximo a Prefeitura Municipal, vindo mais tarde a ocupar o espaço físico onde encontra-se até a data de hoje.

A instalação do batalhão trouxe o progresso para a parte Norte da cidade, vindo em seguida a ULBRA e posteriormente outros órgãos que determinaram o progresso de Ji-Paraná. Vale destacar que, dentre os oficiais que comandaram o batalhão, vários deles galgaram o posto máximo de comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, dentre estes, o Cel PM Marcos Braga, Cel PM Cláudio e Cel PM Honorato.

Hoje em dia o 2º Batalhão atende a maior região do Estado, com uma área aproximada de 24% do Estado, atendendo 14 municípios e 7 Distritos, com aproximadamente 345 Mil habitantes. Abrange a extensão territorial desde a divisa com o Estado do Mato Grosso até a fronteira com a Bolívia e ainda nas divisas dos municípios de Jaru e Ouro Preto até os municípios de Presidente Médici e Cacoal.

Atualmente o 2º BPM é comandado pelo Ten Cel José Maria de Vasconcelos Filho, tendo como subcomandante Major Paulo Benevenute Tupan.


Autor: SD PM Luiz/2º BPM

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável

Veja Também

22 de Setembro de 2024
Homem de 52 Anos Tem Mal Súbito e Morre em Acidente na Avenida Brasil
JI-PARANÁ - POLICIAL
Homem de 52 Anos Tem Mal Súbito e Morre em Acidente na Avenida Brasil
22 de Setembro de 2024
Polícia Militar prende Motorista Embriagado na RO-135
JI-PARANÁ - POLICIAL
Polícia Militar prende Motorista Embriagado na RO-135
20 de Setembro de 2024
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto
JI-PARANÁ - POLICIAL
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto