Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 28/05/2012 | JI-PARANÁ - POLICIAL

FORMAÇÃO SANITÁRIA do 2º BPM realiza campanha de conscientização sobre hepatite


Maio é considerado o mês nacional de conscientização das hepatites e em Ji-Paraná uma campanha, em parceria com a Semusa e a Associação dos Portadores de Hepatites do Estado de Rondônia (APHRO), visa atender toda a corporação da Policia Militar que envolve Bombeiros Militares, Policia Civil e EMTU.

 

Durante os dias 23 e 24, enfermeiros e demais profissionais da saúde realizaram coletas de sangue dos profissionais, que posteriormente serão encaminhadas para Porto Velho, afim de que sejam feitos testes de hepatite B e C.

 

A ação, segundo a Major Elizabeth Nunes faz parte do programa de valorização dos profissionais da segurança pública do estado, “sabemos que os policiais estão inclusos no chamado grupo de risco, devido ao seu trabalho que constantemente submete esses profissionais a situações onde há contatos com fluidos corporais, onde correm riscos de contaminação”, declarou a Major.

 

Ela explica que a doença é silenciosa, não apresenta sintomas no estágio inicial. Porém, os casos podem evoluir para insuficiência hepática, cirrose ou câncer de fígado. E levar o paciente à morte.

 

O contágio da hepatite C se dá por meio sanguíneo, principalmente em transfusões. Mas o uso de materiais não esterilizados por dentista, manicures e tatuadores não é mito. O compartilhamento de lâminas de barbear e de depilar, de seringas, de escovas de dentes, além do contato sexual sem proteção também favorecem a transmissão da doença, para a qual não existe vacina.

 

Já a detecção pode ser feita por exame de sangue, como é o caso da campanha realizada pelo 2º BPM. O tratamento é feito com remédios e dura, em média, um ano.”A doença é completamente tratável, mas o problema permanece sendo a falta de diagnóstico”, reforçou Elizabeth.

 

Fonte: Claudio Moraes/noticiageral

Fotógrafo: comando190.com.br/FLS

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
https://ji-parana.ro.gov.br/
https://ji-parana.ro.gov.br/
Inviolável
Inviolável