auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 27/10/2012 | JI-PARANÁ - POLICIAL

OPERAÇÃO JAMARI - Polícia procura preventivado que cometeu bárbaro homicídio em Buritis


O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, envidou esforços no Vale do Jamari, através da OPERAÇÃO JAMARI (duração de 03 - três - meses), com vistas ao combate à criminalidade, muito incidente nesta Região.

 

A despeito do talentoso trabalho do Delegado Titular da 1.ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis-RO, Dr. Lucas Torres Ribeiro e Adjunta, Dr.ª Fabiana Moreira de Oliveira, era humanamente impossível a execução das investigações criminais demandadas, por vários fatores.

 

Assim, a Direção Geral de Polícia Civil disponibilizou para a circunscrição de BURITIS-RO, 02 (duas) equipes compostas cada qual por 01 (um) Delegado de Polícia, 02 (dois) escrivães de polícia e 06 (seis) agentes de polícia, num total de 18 (dezoito) integrantes da Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia.

 

Durante o período da Operação Jamari, mais de 200 (duzentos) Inquéritos Policiais foram relatados pelas equipes que a compunham, com inúmeros infratores identificados em todos os tipos de delitos que se possa imaginar, ou melhor, desde uma infração penal que a Legislação classifica como de menor potencial ofensivo até crimes classificados como hediondos.

 

A título de exemplificação, foi elucidado o caso que teve como vítima de assassinato, em janeiro de 2012, VALNEY DOS SANTOS SILVA, arrendatário de empreendimento noturno muito conhecido nesta urbe, com os autores identificados, ou melhor, executores e mandantes do crime, alguns presos e outros com prisão preventiva decretada, atualmente foragidos da Justiça.

 

O caso da vítima JERÔNIMO PIO MARTINS, vítima de assassinato brutal em Campo Novo-RO, em agosto de 2009, ocasião em que foi decapitado e sua cabeça jogada em um ribeirão naquela circunscrição, sendo as mandantes e executores identificados e aquelas presas (em Ribeirão das Neves-MG), ao passo que os executores estão com prisão preventiva decretada e, atualmente, foragidos da Justiça.

 

Também vale lembrar o lamentável fato que vitimou JOSÉ CARLOS PEREIRA DA SILVA, funcionário do IDARON à época dos fatos, assassinado covardemente na região de Jacinópolis-RO, sendo os autores identificados e atualmente com prisão preventiva decretada, embora foragidos da Justiça.

 

Considerando o resultado positivo, o Governo decidiu prorrogar, por mais 30 (trinta) dias, com a metade do efetivo, a equipe da Polícia Civil em Buritis-RO.

 

Nesses 30 (trinta) dias, todos os esforços foram voltados para elucidar casos pontuais e que mereciam dedicação específica e mais aprofundada, para que o resultado fosse alcançado.

 

Assim, a investigação criminal em torno do crime que vitimou JONATHAN MARTINS DE SOUZA, em 14/09/2007, vítima de latrocínio nesta região, foi finalizada neste mês, com os autores identificados, um deles adolescente infrator à época do crime, enquanto o outro, imputável, já está recolhido à prisão, pela prática de crime da mesma natureza.

 

Outra investigação criminal que será concluída nesta semana e que abalou os moradores de Buritis-RO, trata-se do brutal assassinato de ADEVANIR ALVES COSTA, ocorrido em 15/06/2009, no interior de estabelecimento comercial no ramo de materiais para construção, em pleno horário de pico, numa segunda-feira.

 

Homem trabalhador, pai de família e funcionário daquele estabelecimento há quase 10 (dez) anos, foi surpreendido, sem qualquer possibilidade de defesa, pela conduta dos infratores que, estacionaram uma motocicleta na porta daquele comércio, sendo que o piloto deixou o motor em funcionamento enquanto o passageiro desceu, entrou no comércio e desferiu contra a vítima alguns disparos de arma de fogo, que foram a causa suficiente de sua morte.

 

Tal como outros casos já elucidados, a Polícia Civil de Rondônia novamente empreendeu seus esforços e identificou os infratores, tanto o piloto da motocicleta quanto o executor do crime de homicídio.

 

O infrator que conduzia a motocicleta já está recolhido ao presídio de Buritis-RO, contra quem foi cumprido o mandado de prisão preventiva formulada pela Polícia Civil.

 

O executor, segundo os indubitáveis e inquestionáveis elementos de informação reunidos ao inquérito policial correspondente, trata-se de WANDERSON LEMOS MACHADO, o qual já era conhecido no meio policial, conforme fotografia anexa.

 

Pela prática do homicídio em questão, também foi formulada em desfavor de WANDERSON LEMOS MACHADO representação por prisão preventiva que, por presentes os requisitos legais, foi decretada pela autoridade judiciária competente.

 

Este indiciado – fotografia em adendo – evadiu-se do município de Buritis-RO e seu último endereço conhecido foi no município de São Francisco do Guaporé-RO, de onde empreendeu nova fuga ao perceber que policiais estavam à sua procura, o qual tenta de todas as formas subtrair-se à aplicação da lei penal.

 

Qualquer informação sobre o paradeiro de WANDERSON LEMOS MACHADO, fotografia anexa, qualquer do povo poderá telefonar para o número 190 (Polícia Militar), para fins de dar cumprimento ao mandado de prisão preventiva e, assim, fazer justiça.

 

Nos últimos dias da OPERAÇÃO JAMARI serão envidados esforços incisivos para elucidar outro crime de homicídio, que é objeto de atenção especial da Polícia Civil mas que, por razões de sigilo, não serão detalhadas maiores informações.

 

À população em geral, resta os nossos agradecimentos pelo apoio recebido durante os trabalhos de investigação criminal, a quem também esclarecemos que a Polícia Civil do Estado de Rondônia é o Órgão encarregado de também assegurar o direito à liberdade, este um direito fundamental e cláusula pétrea da Constituição Federal – através da autoridade policial, o(a) Delegado(a) de Polícia Civil – contra todas as situações que não autorizam a prisão de qualquer do povo, fora dos limites jurídicos.

 

Ainda, a Polícia Civil é instituição dedicada 24 horas por dia, para combater a criminalidade e proporcionar a segurança pública, direito e dever de todos.

 

Finalmente, os nossos agradecimentos aos demais integrantes dos outros Órgãos de Segurança Pública, os quais sempre empreendem o máximo de esforço possível para garantir a todos os cidadãos, paz e harmonia social.

 

 

 

 

 

Núbio Lopes de Oliveira e Salomão de Matos Chaves

 

     Delegados de Polícia/OPERAÇÃO JAMARI

 

 

Fonte: Assessoria

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável

Veja Também

20 de Setembro de 2024
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto
JI-PARANÁ - POLICIAL
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto
19 de Setembro de 2024
	Homem é assassinado a tiros no bairro Primavera em Ji-Paraná
JI-PARANÁ - POLICIAL
Homem é assassinado a tiros no bairro Primavera em Ji-Paraná
18 de Setembro de 2024
Polícia Militar Apreende Droga e Conduz Mulher Suspeita de Tráfico
JI-PARANÁ - POLICIAL
Polícia Militar Apreende Droga e Conduz Mulher Suspeita de Tráfico