auto peças
auto peças
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 06/05/2011 | JI-PARANÁ - POLICIAL

Veja com exclusividade como funcionava o forte esquema de corrupção em Presidente Médici - FOTOS


Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Presidente Médici, atendendo aos pedidos formulados pelo Ministério Público em Ação Cautelar Penal, proposta na data de ontem (05). A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Policiais do Goe de Ji-Paraná.

As prisões ocorreram simultaneamente nas primeiras horas da manhã de hoje (06), sendo presos preventivamente os pecuaristas Valter Kleber Maltarolo e Clayton Maltarolo, os empresários Valtair de Aguiar e Elson de Aguiar, Ronaldo André Bezerra Salton (sub gerente do Banco do Brasil), além de Rogério Maroso e Arli José Frizzo, estes últimos são funcionários da agência local da Emater.
Segundo o que foi apurado com exclusividade pela reportagem do site comando190, os presos são suspeitos de terem cometido sucessivos estelionatos, agindo como quadrilha organizada. Aproveitando-se de pessoas pobres, com pouca instrução e com quem mantinham laços de amizade ou trabalhavam para os pecuaristas, os suspeitos fraudavam contratos de arrendamento e, mediante a participação do servidor do Banco do Brasil, aprovavam financiamentos do PRONAF, sendo que os recursos não chegavam às mãos das pessoas iludidas, sendo sacados e administrados por Valter Kleber, Clayton Maltarolo, Elson e Valtair Aguiar, após pagamento feito em favor de Ronaldo Salton, que agia dentro do Banco do Brasil.
A participação dos funcionários da Emater era a de fornecer documentos, exigidos pelo banco, onde afirmavam que as pessoas usadas como laranja desempenhavam a atividade rural e os recursos ajudariam a aumentar a produtividade das pequenas propriedades.
Segundo dados colhidos com pessoas que participaram da operação, a quadrilha usava também familiares para a obtenção dos financiamentos.
As dívidas contraídas em nome dos Laranjas pode ter causado prejuízo a estes e ao Banco, o valor superior a de 3 milhões de reais.
A quadrilha também abria contas em nome dos laranjas, onde contraíam mais dívidas e emitiam cheques sem fundos.
As vítimas, sempre pessoas pobres, somente percebiam o golpe quando se descobriam cadastros no SPC e SERASA, pelos cheques sem fundo ou pelo não pagamento das parcelas dos financiamentos.
Há a possibilidade, ainda em investigação, de muito mais vítimas terem sido ludibriadas.
Foram apreendidos documentos e computadores nas casas dos suspeitos e na agência local da Emater. Os oficiais de justiça também apreenderam centenas de cabeças de gado, possivelmente adquiridas com o dinheiro dos golpes, além de veículo e caminhões.
A operação foi batizada pela imprensa e pela própria população como "Boi Gordo" ou "Azia", tendo em vista a quantidade de laranjas usadas pelos golpistas.
Durante a operação foram realizadas prisões em flagrante porque um dos suspeitos e um familiar, possuíam armas de fogo sem registro.
Devido ao sigilo que ocorreu durante a  operação, a equipe de reportagem tentou chegar à tempo na delegacia, mas não foi possível tirar as fotos dos presos.
 
Matéria e Fotos: comando190.com.br/FLS
ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável

Veja Também

22 de Setembro de 2024
Homem de 52 Anos Tem Mal Súbito e Morre em Acidente na Avenida Brasil
JI-PARANÁ - POLICIAL
Homem de 52 Anos Tem Mal Súbito e Morre em Acidente na Avenida Brasil
22 de Setembro de 2024
Polícia Militar prende Motorista Embriagado na RO-135
JI-PARANÁ - POLICIAL
Polícia Militar prende Motorista Embriagado na RO-135
20 de Setembro de 2024
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto
JI-PARANÁ - POLICIAL
Suspeito é preso após dormir durante tentativa de furto