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Voltar Publicada em 19/06/2011 | JI-PARANÁ - TRÂNSITO

Moradores reclamam sobre as lombadas irregulares instaladas na cidade de Ji-Paraná


"Todo dia ocorrem acidentes, inclusive com 01 registro de vítima fatal, por causa das lombadas irregulares instaladas na Rua Curitiba entre as ruas T-04 e T02", afirma uma moradora local.

 
Atendendo ao pedido de moradores e de alguns órgãos públicos, a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, através da EMTU, ordenou que fossem instaladas duas lombadas – também conhecidas como quebra-molas – na Rua Curitiba, da T-04 a T-01, no bairro Nova Brasília.
A reivindicação por parte dos moradores foi devido ao alto tráfego de veículos que transitavam em altíssima velocidade, colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas. “Os carros passam por aqui [na rua] em velocidade absurda! Tenho filho pequeno, é realmente preocupante que possa ocorrer um acidente” informou Carla Cristina, moradora da rua.
Visivelmente improvisados, os ‘quebra-molas’ irritaram alguns moradores. Alguns deles tem mais que o dobro da altura máxima prevista em lei, além da largura bem menor do que o recomendado, o que contribui para danificar veículos. Agravando todo este quadro, os quebra-molas não contam com nenhum tipo de sinalização obrigatória antecipada – possuem placas indicativas muito próximas das lombadas. “Basta observar por alguns minutos que a gente vê um carro se estatelando no quebra-mola”, informou um morador que preferiu não se identificar.
Daniel, morador do bairro, falou sobre os problemas impostos pelas novas lombadas “Da primeira vez, estava passando durante a noite e devido à falta de sinalização, bati bem de frente, parece um murinho essa lombada! Se eu estou com o carro cheio, mesmo passando bem devagar, o fundo do veículo raspa. A solução está sendo evitar a rua. Quero saber se vão pagar meu prejuízo!”
 
Vários moradores já estão pensando em montar um movimento “Chega de Lombadas”, os quebra-molas irregulares danificam os veículos, além de serem potenciais causadores de acidentes. Recentemente, duas novas lombadas instaladas irregularmente na Rua Curitiba, entre T-04 e T-01, foram causadores de vários acidentes e inclusive um deles, vitimou a filha de um PRF. "Todo dia tem acidente, já estamos cansados de ver gente se matando por causa destas lombadas. Vamos fazer um abaixo-assinado urgente e entregar na Promotoria para que tomem as providências", disse uma moradora revoltadas com a situação.
Um exemplo deste caso foi na cidade de Itatiba (SP), um morador prejudicado acabou registrando um boletim de ocorrência contra a prefeitura devido às irregularidades.
A equipe de reportagem do site comando190, percorreu os principais trechos da cidade e realmente foi constatado que em vários pontos onde possuem lombadas, não foi encontrada nenhuma placa de sinalização e em outros pontos a lombada era tão alta que chegou a raspar o assoalho de um carro popular. Em outros pontos, além das altas lombadas, também estão instalados redutores de velocidade. "Que tal contratarem um engenheiro de trânsito para a cidade? Talvez muitos acidentes poderiam ser evitados", disse Antônio de Souza, comerciante.
De acordo com o Manual de Sinalização de Obras e Emergências do DNER, que fala sobre as sinalizações das lombadas, informa que a placa deverá ser colocada, com antecedência de 15 dias, na área de sinalização de posição próximo ao local onde a pista apresenta tal condição. Deverá ter a distância de 30 metros, no mínimo, de outras placas. O manual ainda informa que as lombadas deverão ser feitas, obrigatoriamente, de "Asfalto Quente" e não de bloquetes, concretos ou similares.
 
Matéria e fotos: comando190.com.br/FLS
 
 
 
ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

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