Cerca de 70% das escolas municipais já estão funcionando com a presença de vigilantes. A determinação é da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). São 80 profissionais contratados para fazer a segurança direta nas unidades da Rede Municipal de Ensino (RME).
Nesta segunda-feira (17), os alunos já foram recebidos pelos profissionais nas escolas. Os agentes de segurança pertencem a uma empresa terceirizada que assinou contrato de um ano para prestação do serviço, renovável pelo período de 60 meses.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Primavera, localizado no 2º distrito, em média, 1
20 crianças, de 4 e 5 anos, estão matriculadas. A unidade escolar atende o Pré I e II, nos períodos da manhã e tarde. No segundo dia com a presença dos agentes, as crianças já demonstraram boa adaptação.
“A recepção das crianças foi muito boa. Estamos preparados para protegê-los diariamente e fazer o nosso trabalho da maneira que fomos treinados. É importante eles se sentirem à vontade com a nossa presença e isso tem acontecido. Por isso, ficamos muito felizes.”, afirmou o agente de segurança do CMEI Primavera, Joab Paulino Santana.
Na visita à instituição, a secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizelli, destacou que a ação é a efetivação das promessas feitas antes do cenário atual. “O Prefeito Isaú tem esse olhar de cuidado com a Educação e já havia se antecipado para a segurança das nossas crianças. É muito bom ver que cada aluno está se sentindo acolhido e protegido. Agora, trabalhamos mais tranquilos, sabendo que todos estão seguros.”
A diretora do CMEI Primavera, Simoni de Carvalho, reforçou ainda que servidores e familiares estão se sentindo mais seguros. “Tivemos uma reunião com os pais e responsáveis e todos estão se adaptando bem, de acordo com as novas demandas de horário. Fizemos o possível para que nossas crianças se adaptassem rápido à presença dos vigilantes”.
São quase oito mil alunos que fazem parte da RME, além dos agentes, as escolas contam com o sistema de câmeras eletrônicas, para o monitoramento 24h das crianças em sala de aula. O pai e responsável que quiser acesso às imagens podem solicitar à direção do centro de ensino.
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.