Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 13/02/2019 | SÃO MIGUEL

Suposto surto de Butolismo assusta população de São Miguel do Guaporé


No dia 10 de fevereiro de 2019, oito pessoas participaram de um almoço em São Miguel do Guaporé/RO,  o qual resultou num possível surto de botulismo. Do total de pessoas envolvidas no surto, 05 pessoas adultas estão internadas, 04 em estado grave na UTI do  HRC, em Ji-Paraná e 01 no HEURO, em Cacoal, sem sinais  de agravamento. As outras 3 pessoas estão sem sintomas, sendo 01 adulto e 2 crianças.

 

Este surto está sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde, LACEN, CIEVS e Vigilâncias Epidemiológicas de Cacoal, São Miguel e Alvorada. Foram coletadas amostras de todos os pacientes, bem como de alimentos da  residência onde ocorreu o almoço para análise no LACEN RO. 

 

Os 04 pacientes graves já tomaram o soro anti-botilínico e o Ministério da Saúde está encaminhando mais soros para administrar aos demais que participaram deste almoço, mesmo assintomáticos, com previsão de chegada em P. Velho ainda hoje.

 

Para medidas de prevenção é recomendado evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto. Conservas caseiras e produtos industrializados que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos antes de serem consumidos. E é importante não conservar alimentos a uma temperatura acima de 15ºC.

 

 

BUTOLISMO

 

O botulismo é uma doença bacteriana rara, porém GRAVE e NÃO CONTAGIOSA.        A bactéria causadora dessa condição pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente enlatados e os que são preservados inadequadamente. 

 

Os principais sintomas do botulismo são paralisia muscular progressiva, que se inicia pelo rosto, dificuldade de abrir os olhos, de engolir e visão dupla. Se não for tratado, os sintomas progridem e passa a haver dificuldade para se mexer e respirar. 

 

 

 

Fonte: www.comando190.com.br

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável