Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 04/07/2024 | Variedades

3 crimes que ameaçam a segurança dos aeroportos brasileiros


Mais de 100 toneladas de cocaína foram apreendidas pelas autoridades entre os anos de 2021 e 2023 em portos e aeroportos do Brasil. Nesse período, o Brasil funcionava de escoadouro da produção de países como Bolívia, Peru e Colômbia para a distribuição da droga em mais de 90 países.  

Dados recentes que confirmam uma informação conhecida pelo senso comum e que já faz parte do imaginário nacional, de séries e filmes que retratam o Brasil como parte da rota internacional do tráfico de drogas, especialmente de cocaína

Além da intervenção das autoridades contra essa infração penal, há outras modalidades de crime que abalam a rotina dos aeroportos nacionais.  Porte ilegal de armas, atos de violência dentro da cabine e ameaças de bomba a bordo também podem impactar a decolagem de um voo.

Embora a Resolução 400 Anac estabeleça os direitos dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos, a segurança se torna a principal prioridade quando a integridade física de passageiros e tripulantes entra em risco.

Combater o crime organizado, garantir a segurança dos passageiros e trabalhadores e coibir práticas como tráfico, contrabando e lavagem de dinheiro exigem ações conjuntas e permanentes por parte das autoridades, com investimento em tecnologia, inteligência e treinamento.

Conheça três crimes recentes que ilustram as principais infrações que abalam os aeroportos brasileiros. 

1. Porte ilegal de arma, Roraima, 2024

A Polícia Federal prendeu duas pessoas em flagrante pelos crimes de usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo. Os indivíduos foram detidos durante uma operação de fiscalização no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Os suspeitos estavam transportando ouro sem documentação que comprovasse sua origem legal. A prisão ocorreu no contexto da Operação Libertação, deflagrada em fevereiro de 2023 com o objetivo de combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Em seguida, os policiais federais conseguiram localizar o receptador do material, o qual estava aguardando a chegada da mulher nas imediações do aeroporto. O suspeito foi abordado e, na sua posse, foi encontrada uma arma de fogo.

2. Tráfico de drogas, São Paulo, 2023

Foram apreendidos 45 kg de cocaína pela Receita Federal do Brasil no Aeroporto de Guarulhos, em 2023, numa operação que resultou em três apreensões distintas. 

A primeira apreensão foi relacionada à cocaína escondida em malas de maquiagem, com destino à Nigéria. Na segunda apreensão foi encontrada cocaína escondida em frascos de perfume, também com destino à Nigéria.  Na terceira, a cocaína estava presa ao corpo de um passageiro com destino à Etiópia. 

Todos os três passageiros responderam por tráfico de drogas. 

3. Atos de violência, Bahia, 2023

Uma briga entre passageiros causou um tumulto em um voo que partiria de Salvador com destino a São Paulo, resultando em um atraso de aproximadamente uma hora na decolagem. 

O conflito, que envolveu empurra-empurra e agressões físicas entre várias pessoas, ocorreu antes da decolagem e foi registrado por outros passageiros, com vídeos do incidente viralizando nas redes sociais.

A confusão teria começado devido a uma disputa por assentos, especificamente envolvendo uma mãe que queria um lugar na janela para seu filho com necessidades especiais. As pessoas envolvidas na briga foram retiradas do avião e não seguiram viagem. Os comissários de bordo tentaram acalmar a situação, mas a briga continuou até a chegada da segurança.

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável