Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 02/05/2022 | Variedades

Atividades sensoriais: brincadeiras para cada fase da criança

Veja também brincadeiras que ajudam no desenvolvimento sensorial para crianças especiais

Atividades sensoriais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, isso porque se aprende muito melhor quando as informações são absorvidas usando mais de um sentido ao mesmo tempo. As brincadeiras sensoriais ajudam a desenvolver a coordenação motora fina, habilidades cognitivas, linguísticas, sociais e emocionais da criança.

Através de jogos e brincadeiras é possível estimularmos a imaginação, autonomia, noções espaciais, comunicação, criatividade e demais habilidades nos pequenos. Muitas dessas atividades sensoriais são simples de executar, podem ser feitas em casa e usando objetos do nosso dia-a-dia.

Selecionamos algumas brincadeiras para serem usadas em cada fase do seu filho, que além de diverti-lo também contribuirá para o desenvolvimento dele (inclusive podem ser utilizadas com crianças especiais). Confira! 

Atividades que podem ser feitas com recém-nascidos à bebês de 11 meses

As atividades sensoriais para os recém-nascidos podem e devem ser feitas. Quanto mais estímulos sensoriais apresentados à criança desde cedo maior as ferramentas mentais ela terá no futuro. É importante ter a supervisão de um adulto ao realizar todas essas atividades com o baby para que seja feito com segurança. 

1 – Massagem e brincadeiras no corpinho do bebê

Massagens e brincadeiras trazem vários benefícios físicos como melhorias na consciência corporal, melhora dores e gases, etc. A massagem como a shantala, por exemplo, proporciona um momento gostoso entre você e o bebê, além de proporcionar benefícios a ele. Sempre converse com o seu pequeno com carinho enquanto o massageia, aproveite esses momentos, afinal eles não voltam. Curta cada um deles! 

2 – Chocalho feito de garrafas pet

Separe contas (missangas, botões ou arroz, macarrão colorido, etc) e coloque dentro de uma garrafinha pet, pendure algumas fitas coloridas de cetim na tampa. Depois é só levar para o seu pequeno brincar, além de um instrumento musical ele também terá experiência sensorial diferente. O barulho estimula os sentidos e também a criatividade. 

3 – Vozes modificadas

Para estimular a audição do pequeno, pode-se usar um rolo de papel higiênico para fazer alterações na voz, ruídos e barulhos, isso irá estimular o bebê a identificar variações sonoras. Andar pela casa, apontando e nomeando os objetos que encontrarem também é uma ótima atividade e diverte o bebê.   

4 – Texturas diferentes

Brincar de texturas diferentes, usando materiais como esponjas, tecidos de roupas, prendedor de cabelo, etc. Basta escolher objetos grandes para não correr o risco do seu baby engolir algo indevido. É necessário sempre estar atento ao pequeno!   

5 – Estímulo no pezinho

Criar uma brincadeira sensorial passando levemente gelo ou uma escovinha macia nos pezinhos do bebê é ótimo para proporcionar uma sensação tátil diferente no pequeno, pois essa é uma região muito sensível.   

6 – Engatinhando

Crie um circuito de escalada para o pequeno engatinhar, use travesseiros, almofadas e cobertores para formar uma montanha para ele atravessar. Crianças precisam de espaço para se movimentar e a oportunidade de explorar objetos sozinhos com as mãos. 

 

Atividades sensoriais para crianças de 12 meses à 18 meses   

1 – Contato com a natureza

Do nascimento até mais ou menos uns 5 anos, a mente do pequeno funciona como uma esponja que capta tudo à sua volta. Um simples passeio com o seu bebê para algum parque ou jardim já proporciona uma experiência sensorial totalmente diferente para ele. Pisar nas folhas, brincar com pedrinhas, sentir o vento e ouvir os pássaros é algo que parece sem importância para nós, mas para os pequenos é ótimo, pois estimula todos os sentidos.   

2 – Algodão no pote

Se o seu pequeno já tem idade e discernimento para compreender o que ele deve ou não colocar na boca, você pode dar a ele um recipiente com algodão. Peça para a criança tirar e colocar os algodões no pote, isso lhe dará uma noção espacial, além da textura do algodão dar uma sensação gostosa ao tato. 

3 – Livros-brinquedo

Por possuir diferentes materiais, os livros-brinquedos proporcionam diversos estímulos sensoriais aos pequenos. Existem livros de diferentes materiais como livros pelúcia, livros cartonados, livros de banho, as texturas também são diversas (abas, alto relevo, entre outros efeitos). 

Livros com efeito sonoro e coloridos são perfeitos para bebês menores de 1 ano. Contar historinhas para o pequeno com livros, permite uma atividade lúdica e divertida ao mesmo tempo que o introduz à literatura. 

4 – Caixa com areia

Em uma caixa grande, coloque dentro areia, vários brinquedos com texturas diferentes e o seu pequeno. Deixe ele interagir e sentir a textura da areia e dos brinquedos, ele terá diferentes sensações. Só fique atenta para ele não levar a mão com areia à boca.   

5 – Massinha de modelar

A massinha promove brincadeiras imaginativas, opte sempre pelas massinhas de diferentes cores. Além de desenvolver a criatividade, o tato, ela também é perfeita para desenvolver habilidades motoras finas. 

Com elas as crianças desenvolvem força e controle nas mãos, dedos e pulso, pois ao brincar moldando-as de forma repetitiva a criança faz um verdadeiro trabalho nos músculos motores finos e o movimento de pinça do polegar com o indicador. A atividade deve ser sempre supervisionada pelos pais.   

 

Atividades sensoriais para crianças maiores de 2 anos   

1 – Balões de água na banheira

Encha pequenos balões com água e coloque na banheira da criança. Os balões devem estar com uma pequena quantidade de ar para flutuar na banheira. Os pequenos irão apertá-lo, torcê-lo em outras formas, brincar com eles como bola. A diversão é garantida! Essa atividade é ótima para as crianças explorarem enquanto tomam banho. 

Aproveite e questione quanto as sensações que os balões proporcionam, se eles são escorregadios, macios, moles, viscosos, etc.   

2 – Achando o par no arroz

Encha um pote com arroz, coloque pares de objetos dentro (eles devem ser iguais) como bolinhas, bonecos, etc. Depois peça para seu pequeno procurar dentro e montar os pares corretamente.   

3 – Pote das sensações

Conhece bolinhas de gel? Elas são facilmente encontradas em floriculturas em diversas cores. Encha um pote com bolinhas de gel já hidratadas e deixe a criança explorar, as sensações das bolinhas ao tato são muito gostosas. Vale até pisar, estourar, afinal é somente gel. Só não pode colocar na boca, por isso sempre é preciso a supervisão de um adulto. As crianças adoram também acompanhar o processo de hidratação, quando as bolinhas aumentam de tamanho na água. 

Em outro pote coloque areia colorida, as sensações das texturas desses itens e as cores atraem a curiosidade e a atenção da criança. 

4 - Banho criativo

Quer incentivar a higiene do pequeno e ao mesmo tempo despertar a criatividade? Já pensou em pintar para limpá-lo? 

Há diversos biocosméticos exclusivamente desenvolvidos para os pequenos que além de proporcionar a higiene também promovem a diversão, um exemplo, são os produtos da linha iaé da Aya Tech. A empresa desenvolveu produtos de higiene destinados ao público infantil (a partir de 3 anos) que tem como objetivo tornar o banho dos pequenos muito mais atrativo.

O sabonete infantil Banho de Cor da linha iaé ao entrar em contato com a pele úmida da criança colore. O sabonete infantil tem 6 cores disponíveis: Azul, verde, vermelho, rosa, amarelo e roxo. O que possibilita que o pequeno misture as cores e crie novas. Além de incentivar a criatividade, também torna o banho muito mais divertido.

Crianças são muito visuais, então um sabonete colorido e cheiroso é sucesso na certa! A Aya Tech também desenvolveu um sabonete com textura slime disponível em 5 cores diferentes, ele proporciona uma sensação diferente ao toque por ser slime, o que permite que o banho seja muito mais recreativo. Os produtos são hipoalergênicos, dermatologicamente testados, sem álcool, sem parabenos e livre ftalatos.   

5 – Caminho sensorial

O objetivo desta brincadeira é aguçar os sentidos utilizando diferentes tipos de materiais. Coloque em diferentes caixas materiais como lã, papel picado, palha, bolinhas de gude, plantas, areia, folhas, etc. Cada item deve ficar em sua respectiva caixa.

Coloque a criança dentro da caixa e peça para ela andar dentro dela. Ela irá sentir as diferentes texturas de cada material, além de escutar os sons da palha, a movimentação das bolinhas de gude, o toque macio da lã e a densidade do papel, etc. 

 

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias
Publicidade
Inviolável
Inviolável