Anuncie aqui
Anuncie aqui
Companheiro Mat Construcao
Companheiro Mat Construcao
Voltar Publicada em 11/02/2022 | Variedades

Defesa Civil emite alerta sobre o nível do rio Machado em Ji-Paraná


A Defesa Civil de Ji-Paraná emitiu o alerta laranja sobre o nível do rio Machado. Na manhã desta sexta-feira (11), as águas atingiram a marca de 10,44 metros de profundidade, segundo o acompanhamento em tempo real realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

A coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná, Meire Zanettin Moura, explicou que o nível do rio Machado subiu cerca de 40 centímetros nas últimas 24 horas, deixando o órgão em alerta para enchentes e remoção de moradores afetados.

“O monitoramento do nível do Machado é feito em tempo real, por meio do aplicativo da ANA. Seguimos em alerta e monitorando os bairros atingidos pelas águas. Pedimos para que as famílias ribeirinhas não deixem para sair de casa na última hora, que acionem o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil assim que o rio atingir as casas”, pediu Meire.

As famílias que necessitarem de socorro, podem acionar o resgate por meio do 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros. O plano de contingência do município prevê, caso haja necessidade de remoção, que as famílias sejam alojadas no Ginásio de Esportes Adão Lamota, no segundo distrito.

“São duas preocupações que estão em conjunto, o risco de enchente e também a prevenção da Covid-19. Caso haja necessidade, vamos alojar as famílias atingidas no Adão Lamota e vamos monitorar as pessoas que apresentarem sintomas da Covid”, explicou Ana Maria Santos Vizeli, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

A coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná também destacou que a Prefeitura de Ji-Paraná também realiza o monitoramento nas regiões de cabeceiras do rio Machado, na região do município de Pimenta Bueno.

“Sempre ficamos alertas ao volume de chuva que atinge Pimenta Bueno e Cacoal, pois essas águas influenciam diretamente no nível do Machado em Ji-Paraná. A Defesa Civil está à disposição da população, para dar todo apoio necessário aos moradores ribeirinhos”, garantiu Meire Zanettin.

 

 

Fonte: FOTOS: CAIQUE BRILHANTE

ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Socopias
Socopias

Publicidade
Inviolável
Inviolável