Quer você esteja correndo com seus fones de ouvido, explorando os corredores da loja com uma música pop sutil tocando nos alto-falantes ou mergulhando em seu videogame favorito graças aos seus sons dramáticos, a música pode influenciar suas emoções e comportamento.
Muitas empresas tiram vantagem disso e implementam música em seus campos para cativar clientes e aumentar os lucros. Neste artigo, revelaremos como a música ativa respostas emocionais, quais empresas usam música e como o fazem.
Quando ouvimos música, frequentemente a descrevemos como triste, alegre, melancólica, etc., de acordo com o que ela evoca em nós. Pesquisas confirmam que a música evoca emoções nas pessoas. Cantar canções de ninar tem um efeito calmante em bebês, e música lenta com letras tristes quase substitui uma pessoa que simpatiza com eles. Mas por que isso acontece?
A resposta é puramente científica. Quando ouvimos música, o sangue flui para regiões do nosso cérebro que criam e regulam emoções. Simplificando, nosso sistema límbico é ativado quando nossos ouvidos ouvem música.
Pode ter acontecido com você de ouvir uma música comovente, ou ir a um concerto, e ter arrepios. Fortes respostas emocionais são resultado da liberação de um importante neurotransmissor do prazer, a dopamina.
Se você ouvir sua peça favorita novamente, é provável que a dopamina seja liberada logo nas primeiras notas da música. Podemos, portanto, dizer que a memória entra em jogo. Assim como no experimento de Pavlov, também respondemos automaticamente com emoções ao ouvir os mesmos sons em movimento novamente.
Para o cérebro, perceber música não é uma tarefa fácil. Na verdade, requer tanta capacidade mental quanto ler – juntar letras, palavras diferentes e, consequentemente, entender parágrafos inteiros. Muito parecido com isso, ao ouvir música, o cérebro tem que juntar batidas e ritmos diferentes para perceber a música como um todo.
Agora que você sabe como a música e as emoções estão interconectadas, pode não ser surpreendente que algumas entidades tirem vantagem disso. Vamos dar uma olhada em várias indústrias nas quais a música é usada para aumentar o lucro.
As empresas usam inúmeras estratégias de marketing diferentes para obter vendas. E a música é talvez a mais barata delas.
As instalações da loja geralmente tocam playlists musicais personalizadas que combinam com a atmosfera da loja para incentivar os clientes a comprar mais produtos. Mas isso não significa que qualquer playlist funcionará. É crucial escolher as músicas certas, pois o tipo errado pode piorar as coisas.
Como assim? Geralmente, há dois tipos de comportamento. Música lenta faz com que os clientes passem mais tempo na loja, navegando tranquilamente pelos produtos, enquanto músicas animadas os energizam e os encorajam a comprar mais e mais rápido.
Imagine que você é o dono de uma loja e precisa compilar uma playlist. Você provavelmente escolheria músicas calmas durante as vendas, para que as pessoas passem o máximo de tempo possível na sua loja para encontrar os itens certos, e músicas rápidas em dias movimentados para ver os clientes se revezando com as sacolas cheias.
Em fast food, pode ser sensato usar ritmos animados, pois, nesses, é conveniente para o negócio ter mais movimento de clientes. Em contraste, restaurantes podem querer ir para jazz ou música mais lenta, para criar um ambiente no qual as pessoas vão querer gastar mais tempo e dinheiro em vinho ou outras bebidas alcoólicas.
A música relaxante também se mostrou capaz de impactar nossas funções fisiológicas, diminuindo a frequência cardíaca, a pressão arterial e diminuindo os níveis de hormônios do estresse. Isso pode se aplicar a spas ou salões de beleza, por exemplo. Nestes, é recomendado preparar uma música mais lenta para fazer o cliente se sentir relaxado e mimado.
Não é segredo que os desenvolvedores de jogos de cassino online escolhem cuidadosamente a música de fundo para seus jogos, um exemplo do que pode ser encontrado neste website. Eles escolhem sons que mantêm os jogadores apostando, para aumentar o lucro do cassino online. Para fazer isso, eles têm que pensar em diferentes tipos de jogos também. As máquinas caça-níqueis geralmente vão com sons otimistas, enquanto jogos de estratégia como pôquer ou blackjack são acompanhados por música mais lenta.
De fato, a música desempenha um papel realmente importante nos jogos. Na verdade, há uma disciplina científica separada, chamada ludomusicologia, que estuda a música usada em videogames. O objetivo da música de videogame é fornecer uma experiência autêntica aos jogadores, permitindo que eles mergulhem completamente no mundo do jogo. A trilha sonora e a música de fundo servem como uma importante ferramenta de narrativa e ajudam os jogadores a se conectarem com o jogo.
Além disso, a música de videogame reforça as emoções em diferentes situações de jogo. Por exemplo, certos fragmentos de música com frequência de mudança rápida aumentam a emoção de medo nos jogadores.
E, finalmente, um fato engraçado. Tenho certeza de que você já passou por uma situação em que não conseguiu falar ao telefone e havia música vindo do outro lado. Isso porque pesquisas mostram que as pessoas ficam mais tempo na linha se ouvem música tocando do outro lado.
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.