Norte Travel
Norte Travel
Vou de Car
Vou de Car
Voltar Publicada em 22/07/2022 | Variedades

O que acontece se você perder um bilhete de loteria premiado?


Prêmios de loteria nos valores de milhões de reais não são resgatados todo ano porque as pessoas perdem seus bilhetes ou esquecem de verificar os números que apostaram. É um fato que há mais ganhos de loteria não reivindicados do que muitas pessoas pensam.

Se você perder um bilhete de loteria premiado, a única chance real de você ainda receber seus ganhos é se você tiver assinado seu nome no verso do comprovante – e esperar que uma boa alma devolva o bilhete. Caso contrário, seria difícil provar que você realmente é o ganhador!

Definitivamente é uma experiência devastadora ganhar o sorteio, mas perder seu bilhete premiado. Continue lendo para saber o que fazer caso isso aconteça.

O que acontece se você perder um bilhete de loteria premiado?

Imagine colocar seu dinheiro suado em um jogo de loteria e, alguns dias depois, você descobre que ganhou! Ganhar na loteria traz um momento de alegria, emoção e realização. No entanto, pode ser perturbador descobrir que você perdeu seu bilhete premiado.

Acredite ou não, se você acha que é o primeiro a perder seu bilhete premiado na loteria, você não estará sozinho. Muitas pessoas perdem seus bilhetes e a maioria tem que conviver com uma sensação de desespero pelo resto da vida.

A grande questão é: e se ninguém reivindicar o prêmio, para onde ele vai? Bem, em alguns estados, o dinheiro vai para futuros jogos de loteria. Outros o destinam a fundos de educação e alguns são devolvidos à comunidade através de programas sociais do governo.

O que fazer se você perder um bilhete premiado na loteria?

Infelizmente, algumas pessoas esquecem de verificar seus bilhetes ou não os mantêm seguros.

Hoje, muitas pessoas optam por jogar na loteria online, pois é mais fácil manter um histórico de um bilhete de loteria digital. Mas, quando se trata da tradicional loteria de papel, é difícil localizar o comprovante quando ele pode estar em qualquer lugar.

Se você perder seu bilhete, suas chances de reivindicar seus ganhos são tão boas quanto ganhar um prêmio pela segunda vez. Diferentes loterias têm diretrizes variadas, mas têm uma regra em comum – você é o único responsável por bilhetes perdidos.

A loteria nunca assume a responsabilidade de pagar prêmios para apostadores descuidados. No entanto, se você encontrar seu bilhete premiado após o sorteio, ainda poderá reivindicar a fortuna, desde que não passe do período definido pelo jogo.

Como reivindicar o seu bilhete perdido

Reivindicar seus ganhos é muito difícil se você não tiver o bilhete físico em mãos. A Caixa Econômica Federal (responsável pela loteria no Brasil) espera que você forneça muitas informações sobre seu bilhete perdido antes de considerar a entrega dos ganhos a você.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reivindicar um prêmio de um bilhete perdido:

Entre em contato com a loteria

Se você acha que perdeu um bilhete premiado, a melhor ação a tomar é primeiro entrar em contato com a Caixa, ou provedor da loteria da qual você apostou, por e-mail ou telefone.

Você também pode encontrar prêmios vencedores não reivindicados em sites de notícias, onde eles revelam as regiões onde os sorteios ocorreram. É noticiado sempre alguns dias ou semanas após um sorteio que um ganhador não foi buscar seu prêmio.

Forneça informações precisas

As informações que você fornece a Caixa devem ser as mais precisas possível. Por exemplo, a hora e a data da compra do bilhete, a quantidade de números que você jogou, a data do sorteio, quando você acha que o bilhete foi perdido e qualquer outra informação útil.

As informações que você fornecer devem corresponder às registradas no sistema da loteria. Se, de fato, você for o vencedor, poderá reivindicar seu prêmio dentro da janela de 180 dias.

Como evitar perder seu bilhete de loteria?

Assine o verso do seu bilhete

Como dissemos no início, certifique-se de assinar o verso do seu bilhete ao comprá-lo. A lei exige que a loteria pague a pessoa cujo nome está no bilhete premiado. Uma boa regra é assinar seus bilhetes assim que os comprar para que você tenha uma prova concreta.

Além disso, se você assinasse o verso do seu bilhete, um estranho poderia encontrá-lo e devolvê-lo a você. Uma pessoa honesta que encontra um bilhete perdido também pode devolver ao caixa da loteria e informá-lo de que encontrou um comprovante perdido.

Se ninguém se apresentar para solicitar os ganhos, a pessoa que os encontrou será o próximo vencedor elegível. Lembre-se, um bilhete assinado não garante que você sempre o receberá de volta. Ele simplesmente evita que estranhos lucrem com sua sorte!

Evite bolsos

Também é aconselhável que você não guarde seus bilhetes no bolso por muito tempo. Isso pode aumentar o risco do comprovante ser lavado, o que pode danificá-lo e impossibilitar que você reivindique seus ganhos.

Mantenha o bilhete em um espaço seguro

É bom manter seus bilhetes de loteria em uma gaveta em seu quarto ou em um local seguro onde você possa se lembrar facilmente. Lembre-se de verificá-los regularmente a cada sorteio. Até mesmo os prêmios das melhores loterias do Brasil podem ser esquecidas as vezes.

Você também deve evitar áreas onde o comprovante possa ser danificado pelos arredores –você provavelmente não poderá reivindicar seus ganhos com um bilhete rasgado.

Tire uma foto do seu bilhete

Também é uma boa ideia tirar uma foto do seu bilhete assim que o comprar. Se o perder, será mais fácil comprovar a sua reclamação com provas fotográficas.

Conclusão

Se você perdeu seu bilhete de loteria e acredita que ganhou um prêmio, aqui está uma recapitulação das coisas que você precisa ter em mente.

  • Entre em contato com a loteria o mais rápido possível – ajudaria se você ligasse ou enviasse um e-mail dentro de 30 dias após os sorteios.
  • Certifique-se de fornecer todas as informações sobre seu bilhete aos funcionários da loteria para determinar se deve ou não pagar o dinheiro.
  • Se você quiser evitar perder um bilhete de loteria, você deve jogar online. No entanto, se a loteria só oferecer um papel de loteria tradicional, certifique-se de assiná-lo no verso imediatamente após a compra.
  • Mantenha os bilhetes em um local seguro e verifique frequentemente se você é um vencedor após cada sorteio.
ATENÇÃO SR(s) INTERNAUTAS

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Publicidade
Top motos interno
Top motos interno
Publicidade
Ji-Ferro
Ji-Ferro
Inviolável
Inviolável