Dentro de 15 dias, a coleta do lixo urbano em Ji-Paraná, na região Central de Rondônia, será totalmente regularizada. Este é o prazo previsto pela RLP – Rondônia Limpeza Pública e Privada para reorganizar o serviço. Desde esta terça-feira (18/5), a empresa voltou a fazer a coleta do lixo por meio de novo contrato emergencial de seis meses (180 dias) com a Prefeitura de Ji-Paraná, após a realização de Chamamento Público, com a concorrência de outras duas empresas.
Depois da cidade sofrer acúmulo de resíduos em lixeiras públicas, calçadas e terrenos baldios – já que o serviço passou a ser feito de modo improvisado após término de contrato anterior, a volta da RLP já mobilizou toda a sua estrutura de máquinas e trabalhadores para cumprir uma logística de sucesso.
Para esta quarta-feira (19), quinta (20) e sexta (21), seis caminhões compactadores realizam a coleta, e, para este final de semana, até a regularização do serviço, a RLP vai disponibilizar oito caminhões coletores e agilizar o serviço com duas equipes, num total de 12 motoristas e 36 garis.
Nos dois últimos anos, em contratos emergenciais com a Prefeitura de Ji-Paraná, a RLP dividiu a coleta do lixo em 10 rotas na cidade, por 61 bairros, com os cronogramas de horários cumpridos fielmente, sem acúmulo de lixo e nem os efeitos disso, como é a produção de chorume (líquido infectante da decomposição do lixo orgânico), mau cheiro e presença de insetos.
ECONOMIA
Com aproximadamente 90 toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos por dia, o município de Ji-Paraná, que tem 130.009 habitantes (IBGE/2020), ainda vai economizar recursos públicos com a nova contratação da RLP, que é especialista na coleta de lixo em Rondônia (também realiza o serviço em Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura).
A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Ji-Paraná, em abertura dos envelopes das propostas, conferiu que a RLP apresentou o valor de R$ 169,90 por tonelada de lixo coletado, abaixo do preço anteriormente realizado, de R$ 173,75 a tonelada.
No documento do Chamamento Público ficou destacada a ‘Proposta Mais Vantajosa’, que foi da RLP, além de conferir toda a capacidade técnica da empresa para a realização do serviço.
COMPROMISSO
O sócio administrador da RLP, Arquimedes Isaac de Almeida, participou da assinatura do contrato com a Prefeitura de Ji-Paraná na presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente local, Jeane Muniz Rioja Ferreira, do Procurador Geral do Município, Ricardo Marcelino Braga, e de sete vereadores: Ademílson Procópio, Brunno Carvalho, Elvis Gomes, Janethe de Almeida, Juscélia Costa, Wanderson Cândido e Westerley Cardoso.
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.